Documentos recentemente publicados das primeiras semanas da invasão revelam planos de Putin para tornar a Ucrânia do pós-guerra impotente
A unidade de investigação russa ‘Systema’ da RFE/RL revelou uma cópia da proposta inicial do Kremlin para “um acordo de paz” com Kiev, elaborado logo após a sua invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
O documento aponta o que a Rússia procurou nas primeiras semanas do conflito e como os responsáveis do Kremlin imaginou o futuro da Ucrânia caso ela se rendesse. Segundo a publicação ‘Meduza’, o documento mostra também como as intenções de Putin e como as exigências russas evoluíram nos meses subsequentes, uma vez que não conseguiu atingir os seus objetivos no campo de batalha.
A proposta, com uma lista de condições para um cessar-fogo e acordo de paz, foi apresentada à delegação ucraniana durante a terceira ronda de negociações entre os dois países, que decorreu na Bielorrússia, a 7 de março de 2022.
O primeiro encontro oficial entre negociadores russos e ucranianos ocorreu poucos dias após o início da invasão: a delegação ucraniana, liderada pelo deputado da Verkhovna Rada, Davyd Arakhamia, viajou para a Polónia antes de apanhar um helicóptero para a Residência Lyaskovichi do presidente bielorrusso Alexander Lukashenko, perto da fronteira polaco-bielorrussa. Lá, o grupo encontrou-se com uma delegação russa liderada pelo assessor de Putin, Vladimir Medinsky.
No documento, com seis páginas, pode ler-se o texto principal do rascunho do acordo e quatro páginas de anexos: os 18 artigos abordam uma ampla gama de questões, incluindo requisitos para a neutralidade da Ucrânia, posicionamento de fronteira e preocupações humanitárias, como idioma, religião e história.
E quais foram as exigências iniciais da Rússia?
– o exército ucraniano deve ser reduzido ao mínimo: 50 mil pessoas, incluindo 1.500 oficiais (cinco vezes menor do que o exército existente na Ucrânia em 2022);
– a Ucrânia não deve “desenvolver, produzir, inventar ou implantar no seu território quaisquer armas de mísseis de qualquer tipo com alcance superior a 250 quilómetros”. Moscovo também se reservou o direito de proibir a Ucrânia de usar “quaisquer outros tipos de armas que possam ser desenvolvidas como resultado de pesquisa científica” no futuro;
– a Ucrânia deve “reconhecer a independência” das autoproclamadas “repúblicas populares” de Donetsk e Lugansk, incluindo todo o território dentro das fronteiras das regiões de Donetsk e Lugansk da Ucrânia;
– a Ucrânia deve assumir os custos de reparação de toda a infraestrutura no Donbass que foi destruída desde 2014;
– a Ucrânia e os seus parceiros devem suspender todas as sanções contra a Rússia e retirar todos os processos movidos contra a Rússia desde 2014;
– a Ucrânia deve tornar o russo a língua oficial do Estado e restaurar todos os direitos de propriedade da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscovo;
– a Ucrânia deve “revogar e banir permanentemente quaisquer proibições de símbolos associados à vitória sobre o nazismo”; em outras palavras, devia legalizar novamente os símbolos soviéticos e comunistas.
O que a Ucrânia receberia em troca
Nos documentos é possível perceber que as únicas coisas que a Rússia ofereceu foram um “regime de cessar-fogo” e “medidas para interromper as operações de combate”. Não havia qualquer menção a uma retirada das tropas russas do território ucraniano, sendo que Moscovo apenas se comprometeu a não ocupar território além do que já controlava.
Ao mesmo tempo, o Kremlin queria que a Ucrânia retirasse todas as suas forças para as suas bases permanentes (ou para locais “designados pela Rússia”) e que os parceiros estrangeiros de Kiev encerrassem imediatamente toda a assistência a Kiev e retirassem qualquer pessoal envolvido com as tropas ucranianas, incluindo conselheiros militares.
As tropas russas, assim como as forças da guarda nacional, deveriam permanecer no local até que “todos os requisitos deste acordo” fossem cumpridos. Como esses requisitos incluíam mudanças legislativas em larga escala, desarmamento e garantias internacionais, o acordo poderia ter visto o exército russo estacionado perto de Kiev durante anos. A Rússia também propôs assumir o controlo do processo de retirada de tropas, permitindo o envolvimento da Ucrânia e, se necessário, do secretário-geral da ONU, António Guterres.
“Deve ser feita uma distinção entre as declarações públicas de Putin sobre os objetivos da invasão e as suas reais intenções, que se tornaram mais claras ao longo do tempo”, salientou Eric Ciaramella, especialista em Ucrânia e Rússia no Carnegie Center, ao ‘Systema’. Embora o presidente russo tenha usado o termo “desnazificação” publicamente, a palavra escondia os seus verdadeiros objetivos: o derrube violento da liderança democraticamente eleita da Ucrânia, a sua substituição por uma administração pró-Rússia, a ocupação de Kiev e outras grandes cidades ucranianas e o estabelecimento de campos de filtragem para ativistas e líderes políticos patrióticos e pró-ucranianos.
A mesma leitura pode ser feita na exigência de Putin pela “neutralidade” da Ucrânia, destacou Ciaramella. “Algumas pessoas que ouvem a palavra ‘neutralidade’ podem pensar ‘o que há de errado nisso? Putin simplesmente não quer ver a Ucrânia na NATO’. Mas, na minha opinião, estava realmente a falar sobre algo mais radical — não neutralidade, mas a neutralização da Ucrânia como um estado independente. O objetivo da Rússia desde o início era destruir a capacidade de autodefesa da Ucrânia.”
Esta leitura é apoiada pelo documento de “cessar-fogo”: a exigência de Moscovo para que o exército ucraniano fosse reduzido para 50 mil unidades significou que “nesse paradigma, a Ucrânia simplesmente não teria capacidade de se defender”, respondeu o especialista.
“O documento foi estruturado como se a Ucrânia fosse o agressor e tivesse sido derrotada no campo de batalha — o que não foi o caso, é claro”, apontou Ciaramella. “É difícil aceitar dizer se esta foi uma tentativa genuína de negociação, pois tais termos seriam inaceitáveis para qualquer ucraniano. Eles teriam neutralizado a Ucrânia a ponto de deixá-la totalmente indefesa.”
Como as condições da Rússia mudaram ao longo do tempo
As negociações nas primeiras semanas da guerra foram intensas: após as reuniões iniciais em Minsk, no início de março, as delegações russa e ucraniana frequentemente realizavam ligações, trocavam propostas e registavam novas versões e revisões diariamente.
“Ficou claro pelo comportamento da delegação russa que Putin estava a supervisionar pessoalmente o processo”, indicou um político ucraniano com conhecimento das negociações ao ‘Systema’. “Às vezes, quando a [delegação ucraniana] propunha algo, [o líder da delegação russa Vladimir] Medinsky se levantava e saía para fazer uma ligação — claramente para Moscovo. Então voltava e apresentava a posição de Putin sobre o assunto.”
Comparando as propostas da Rússia de 7 de março de 2022 com a última versão do rascunho do acordo de 15 de abril do mesmo ano, o grau em que a delegação da Ucrânia conseguiu convencer Moscovo a reduzir as suas exigências e alterar pontos-chave é impressionante. “Os negociadores ucranianos conseguiram remover alguns dos pontos mais ofensivos e incluir elementos importantes para a Ucrânia, como a necessidade de garantias de segurança”, concluiu Ciaramella.