Putin diz que contraofensiva da Ucrânia “foi um fracasso completo” e que forças russas conseguiram “melhorar as posições” na frente

Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou que a contraofensiva de Kiev lançada no antes do verão fracassou completamente e que permitiu que as forças russas melhorassem as suas posições em quase toda a linha da frente de combate.

Segundo o líder russo, “o que acontece agora chama-se ‘defesa ativa'”. “As nossas tropas estão a melhorar as suas posições em praticamente toda a xona de combate, num espaço bastante grande”, sustentou Putin numa entrevista à TV pública russa.

Os avanços, assegura o líder russo, foram conseguidos sobretudo em Kupiansk, Zaporíjia, e Avdivka. Neste momento, as forças de Moscovo fazem “uma defesa ativa, com uma melhoria das posições em determinadas zonas”, resumiu Putin novamente.

O líder do Kremlin garantiu que a contraofensiva ucraniana, que se dizia ‘de primavera’, mas que acabou por ser iniciada em início de junho, “foi um completo fracasso”.

“No entanto, sabemos que em determinadas zonas os adversário estão a preparas novas ações ofensivas”, disse Putin, garantindo que as tropas russas estão atentas a essa realidade.