Putin dá ‘luz verde’ à utilização de ativos dos EUA na Rússia para compensar sanções e congelamento de bens russos

Vladimir Putin assinou esta quinta-feira um decreto que permite a utilização de propriedade americana em território russo para compensar a apreensão de bens russos nos Estados Unidos, assim como as sanções aprovadas por Washington em resposta à invasão da Rússia.

Dessa forma, o Kremlin pode utilizar bens móveis e imóveis das autoridades, empresas e cidadãos dos Estados Unidos localizados em território russo, bem como o valor das suas propriedades, ações em empresas russas e outros direitos de propriedade no país da Eurásia, segundo avança a agência de notícias ‘TASS’.

Agora, a comissão governamental para o controlo de investimentos estrangeiros poderá fornecer à Justiça russa uma lista de propriedades americanas que, “tendo em conta o princípio da proporcionalidade”, podem ser utilizadas para “compensar os danos causados pelas medidas da Casa Branca.

De acordo com o decreto assinado pelo presidente russo, esta medida prevê a “extinção dos direitos de propriedade dos Estados Unidos ou de um americano” e a sua posterior transferência para as autoridades russas para “compensar os danos causados”.