Putin como “melhor presidente de sempre”: posts de contas falsas no X chegaram a 150 milhões de visualizações e afetam eleições gerais do Reino Unido, denuncia ONG

A ‘Global Witness’ denuncia, esta terça-feira, uma campanha de desinformação antes das eleições gerais do Reino Unido: de acordo com um estudo da ONG, posts de apenas 10 contas “tipo bot” na rede social ‘X’ têm espalhado desinformação e ódio – foram visualizadas mais de 150 milhões de vezes.

As contas em questão partilharam mais de 60 mil posts na rede social desde 22 de maio: muitos desses posts dessas 10 ‘prolíficas’ contas contêm discursos “de ódio extremo e violento”, desinformação, teorias da conspiração e elogios ao presidente russo Vladimir Putin, denuncia a organização.

Revelou ainda que os posts amplificados por essas contas espalharam islamofobia, antissemitismo, homofobia e transfobia, salientando que a mudança climática “é uma farsa”, as “vacinas criaram um genocídio” e que Putin “é o maior presidente de todos os tempos”.

A investigação encontrou as contas ao pesquisar entre hashtags sobre migração e mudanças climáticas que abrangem um amplo espectro de visões, de #welcomerefugees a #migration e #stoptheboats. A Global Witness disse que considerava as contas como “semelhantes a bots” se tivessem três ou mais “bandeiras vermelhas”.

O que inclui postar prolificamente, ter identificadores que terminam numa longa sequência de números e não ter uma foto de perfil que supostamente seja da pessoa que administra a conta. Todas as contas identificadas pela Global Witness postaram com frequência, com todas as dez com dias em que partilharam mais de 200 posts.

“O número de contas do tipo bot que descobrimos também é limitado, mas elas têm uma influência extremamente grande, dada a prolificidade com que postam e o número de pessoas que estão a ver o seu conteúdo”, refere a ONG

Nove das contas em questão focam-se na política do Reino Unido, sendo que há uma dedicada à política americana e à família real britânica: duas das três contas investigadas pela ONG que postaram #stoptheboats incentivam as pessoas a votarem na Reform UK e todas as cinco contas usando a hashtag #labourlosing promoveram a Reform UK.

Uma das dez contas tinha MBGA (Make Britain Great Again) junto com MAGA (Make America Great Again) e hashtags antimigrantes na sua biografia – republica conteúdo antimigrante, transfóbico e de extrema-direita e apoia o Reform UK.

Ler Mais