Putin avisa que será “impossível” retirar à Rússia os territórios conquistados à Ucrânia

O Presidente da Rússia Vladimir Putin garantiu esta terça-feira que será “impossível” retirar à Rússia os territórios conquistados á Ucrânia, e ilegalmente anexados, no âmbito da invasão ao país, que está prestes a cumprir dois anos.

Em declarações na TV estatal russa, Putin considerou que as ideias de Kiev, de que a resolução do conflito só será possível com a libertação dos territórios ocupados pelos russos, são “fórmulas proibitivas para o processo de paz”, recusando qualquer devolução dos territórios tomados no âmbito da guerra na Ucrânia.

O líder russo foi mais longe e ameaçou que a própria existência da Ucrânia enquanto Estado está em risco, pelo facto de os lideres ucranianos, descritos como “idiotas”, não abdicarem desta condição.

Putin alertou que a Ucrânia arrisca um “golpe irreparável” se não mudar de postura, tendo em vista o fim das hostilidades.

“Para além da contraofensiva deles ter falhado, a iniciativa está totalmente nas mãos das Forças Armadas russas. Se isto continuar, o Estado da Ucrânia poderá ser alvo de um golpe irreparável, e muito sério”, indicou o Presidente russo.

O líder do Kremlin diz que as exigências de Kiev, de ver a devolução dos territórios ilegalmente anexados (Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporíjia), “impedem as negociações de paz”, e que se a Ucrânia já tivesse concordado em negociar noutros termos “a questão já estaria resolvida há muito tempo”.

Ler Mais





Comentários
Loading...