Putin ‘atrapalha-se’ a falar sobre comandante ucraniano: gaguejar do presidente russo torna-se viral

Um vídeo das dificuldades de Vladimir Putin tornou-se viral: a mensagem, normalmente assertiva, do presidente russo contra Kiev foi substituída por um gaguejar atípico, que ‘fez as delícias’ nas redes sociais – quando questionado sobre Valery Zaluzhny, o comandante-em-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, que terá sido ferido num ataque com míssil perto de Kherson, embora negado por Kiev, Putin abandonou o típico tom seguro.

Este domingo, de acordo com a publicação ‘Newsweek’, o correspondente militar russo Alexander Sladkov perguntou a Putin se sabia o paradeiro do homem que comandava as operações contra a agressão russa. Sem jeito, o presidente russo respondeu: “Onde está Zaluzhny?”, olhando para o lado como à espera de resposta. Putin é então informado de que existe um canal na rede social ‘Telegram’ sobre o comandante ucraniano, ao qual Putin responde a gaguejar: “Eu sei, acho que sei.”

“Pergunte a ele onde ele está. Você teria de usar uma língua estrangeira para isso. Acho que ele está no exterior”, disse Putin, “mas posso estar errado.”

O vídeo, partilhado pelo conselheiro de assuntos internos da Ucrânia Anton Gerashchenko, recebeu mais de 520 mil visualizações. “Putin começou a gaguejar quando se tratou de Zaluzhny”, escreveu Gerashchenko, “foi uma coincidência?”

Zaluzhny é uma figura-chave na contraofensiva da Ucrânia, que o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) disse estar em andamento em pelo menos quatro setores da frente no domingo.

Ler Mais