Putin assina decreto que garante nacionalidade russa a estrangeiros que se juntem ao Exército

O Presidente russo Vladimir Putin assinou esta quinta-feira um decreto presidencial que prevê que a cidadania russa seja concedida a estrangeiros que assinem contrato com o Exército russo durante a guerra com a Ucrânia.

Já publicado oficialmente, a medida segue-se depois de Putin ter assegurado, em dezembro passado, que diariamente cerca de “1500 pessoas assinam contratos com o Ministério da Defesa” da Rússia e juntam-se ao Exército.

O mesmo diploma, já em vigor, permite também que a cidadania russa seja solicitada por militares estrangeiros já reformados ou que já tenham cumprido o seu contrato com as Forças Armadas russas.

Da mesma forma, para além dos soldados que se alistem no Exército de Moscovo, também as famílias destes poderão pedir o passaporte russo.

No final do ano passado, Dmitri Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, assegurou que pelo menos mais meio milhão de homens se alistaram sob contrato no Exército russo, ao longo de 2023.

Segundo dados oficiais das Forças Armadas russas, citados pelo jornal russo RBC, atualmente servem no Exército da Federação Russa, com contratos profissionais, um total de 640 mil pessoas.

Ler Mais





Comentários
Loading...