Putin anuncia pagamento único de mais de 100 euros a todos os habitantes que abandonem a região de Kursk face aos ataques ucranianos

Vladimir Putin anunciou esta quinta-feira um pagamento único de 10 mil rublos (cerca de 106,7 euros) a todos os que abandonem as suas casas na região de Kursk, na sequência dos ataques ucranianos no oblast russo. Em menos de três dias, a Ucrânia ganhou o controlo de 430 quilómetros quadrados de território russo, de acordo com o site de investigação russo ‘Agentstvo’.

Recorde-se que o exército russo continua a tentar expulsar as tropas ucranianas da região fronteiriça de Kursk, onde na passada terça-feira várias centenas de soldados de Kiev entraram apoiados por unidades mecanizadas, segundo as autoridades locais.

Esta quinta-feira, os sistemas de defesa antiaérea abateram seis drones e 12 foguetes sobre a região russa de Kursk, informou o governador em exercício daquela região, Alexei Smirnov. “Ontem [quarta-feira] à noite e durante a manhã, as forças de defesa aérea abateram seis ‘drones’ ucranianos de asa fixa e cinco outros foguetes sobre a região de Kursk”, escreveu no Telegram o governador da entidade fronteiriça com a Ucrânia que já havia relatado a derrubada de sete foguetes.

Na véspera, Smirnov decretou estado de emergência na região para “aliviar as consequências da incursão das forças inimigas”.

Andrei Belostotsky, vice-governador de Kursk, em declarações a uma televisão russa, informou que “os soldados continuam as suas ativas ações militares no distrito de Sudzha, tentando expulsar as tropas [ucranianas]”.

“Tenho a certeza de que isso acontecerá nos próximos dias”, declarou a mesma fonte, garantindo que, nas últimas horas, “o inimigo não avançou nem um metro, pelo contrário, está a recuar”.

O responsável estimou que cerca de 3.000 civis foram retirados da zona dos combates e protegidos por blindados e baterias antimísseis.

Ler Mais



Comentários
Loading...