Putin admite que Rússia está a passar “período difícil” no discurso do Dia da Vitória

Esta quinta-feira Vladimir Putin discursou nas celebrações do Dia da Vitória, em Moscovo, e assumiu que a Rússia está a viver “um período difícil”.

Hoje assinalam-se os 79 anos da vitória soviética sobre os nazis na II Guerra Mundial, e Putin falou no âmbito dos desfiles militares habituais que exibem o poderio russo.

Putin destacou que o país “nunca vai esquecer” a II Guerra Mundial, e explicou que a nação está “a passar por um período difícil”, já que “o futuro da terra-mãe depende de nós”.

“Hoje, no Dia da Vitória, estamos ainda mais conscientes disso”, destacou.

Putin deixou, no entanto, um aviso: “As nossas forças estratégicas estão sempre prontas para o combate”.

O líder russo alegou que a história da II Guerra Mundial foi “distorcida” e manipulada pelo Ocidente, e procurou enviar uma mensagem de apoio aos soldados russos que combatem na Ucrânia.

Foi feito um minuto de silêncio em memória dos militares russos mortos em combate e logo depois putin clamou: “Avancem, Forças Armadas. A vitória para a Rússia”.

Antes do discurso, colunas de tanques, mísseis e milhares de soldados desfilaram na Praça Vermelha, enquanto caças sobrevoavam a zona.

O que assinala o Dia da Vitória?
O Dia da Vitória comemora a vitória europeia dos Aliados sobre o regime da Alemanha nazi, no final da Segunda Guerra Mundial, em 8 de maio 1945. Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado nos dias 9 de maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, e passou a ser considerado um dia feriado.

Na maior parte dos países europeus ocidentais, continuou a celebrar-se o Dia da Vitória em 8 de maio.

No ano passado, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentou uma proposta para que a data passe a ser celebrada também a 8 de maio, como nos países ocidentais, numa iniciativa que foi aplaudida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Que outras antigas repúblicas soviéticas ainda celebram o Dia da Vitória?

A maioria das repúblicas que pertenceram à União Soviética, bem como vários países que estiveram sob a sua influência, ainda hoje celebram este dia, com diferentes designações e com diferentes modelos (alguns preservam o dia de feriado, outras apenas o recordam com pequenas festividades).

Este ano, tal como aconteceu em 2023 e 2022, vários países estão a planear celebrações mais modestas e discretas, como é o caso da Moldova, que no ano passado acabou por aprovar uma lei que cancela o assinalar da data.

 

 

 

 

Ler Mais