Puigdemont anuncia que será candidato às eleições da Catalunha de 12 de maio

Carles Puigdemont confirmou esta quinta-feira que será candidato ao governo regional da Catalunha, nas eleições marcadas para dia 12 de maio.

O líder ‘moral’ do Junts pela Catalunha explicou hoje em conferência de imprensa, a partir de França, onde está exilado, explicou que concorre às eleições para conseguir “a restituição da presidência da Generalitat2 da qual foi destituído em aplicação do artigo 155º da Constituição após declarar ilegalmente a independência.

Puigdemont, que está fugido à justiça espanhola, prometeu “concluir com sucesso o processo de independência iniciado em outubro de 2017”, e quer aproveitar ao máximo a próxima legislatura, em que se assinala o décimo aniversário do referendo sobre a independência da Catalunha.

“Saímos do trabalho a meio do caminho”, lamentou.

Para se candidatar, Puigdemont anunciou que vai renunciar à liderança da lista do partido às eleições europeias deste verão.

Ainda, o líder independentista catalão deu indicação de querer “incorporar perfis de outros setores” políticos na candidatura à Generalitat.

Ler Mais





Comentários
Loading...