Próximo superdesportivo Lamborghini HPEV vai contar com motor V8 biturbo híbrido capaz de atingir as 10.000 rpm

O Lamborghini 634 – nome de código do sucessor do Huracán, que se juntará à gama High Performance Electrified Vehicle (HPEV) – estará equipado com um motor V8 biturbo, em combinação com um sistema híbrido que incorpora três motores elétricos e a caixa de velocidades de dupla embraiagem e oito relações recentemente estreada no Lamborghini Revuelto, e otimizada para o novo modelo.

O novo motor foi concebido de raiz em Sant’Agata Bolognese com o objetivo de oferecer performances e emoção ao volante que superem as da gama do atual Huracán. O V8 biturbo combina a grande linearidade na aceleração, que tornou famoso o V10 da Lamborghini, com a alta potência e o elevado binário específico de um motor turbocomprimido de nova geração.

O V8 biturbo possui uma cilindrada de 4,0 litros e uma excecional potência específica de 200 cv/litro. A potência máxima disponibilizada será de 800 cv, entre as 9000 e as 9750 rpm, alcançando um regime máximo de funcionamento de 10.000 rpm, um valor normalmente reservado a motores de competição, e que torna o novo V8 único no panorama dos superdesportivos destinados a uma utilização em estrada. Também é único em termos da entrega de um binário máximo de 730 Nm entre as 4000 e as 7000 rpm, com uma estimulante progressão similar à de um motor de competição, graças à perfeita integração da unidade elétrica com o motor de combustão.

O sistema elétrico traseiro, concebido e desenvolvido para o novo V8, está montado entre o motor de combustão e a caixa de velocidades de dupla embraiagem, e inclui o inversor e a unidade elétrica axial. É capaz de gerar elevados valores de binário e potência, com um máximo de 300 Nm e 110 kW às 3500 rpm, ao mesmo tempo mantendo dimensões compactas e um peso reduzido.

Outro elemento crucial do processo de conceção foi definir a sonoridade, com o objetivo de dotar o novo propulsor de um carácter único e distintivo, e de oferecer ao condutor uma experiência de condução sem paralelo. As características do novo V8 são intensificadas num crescendo que, a alta rotação, atinge o seu pico em termos de volume e de frequência, o que, em harmonia com as vibrações transmitidas ao chassis pela cambota plana, cria uma envolvente, e totalmente abrangente, experiência sensorial.

O lançamento do Lamborghini 634 está agendado para 2024, e representa mais um marco do programa ‘Direzione Cor Tauri’, que está a conduzir a Lamborghini para a progressiva eletrificação da gama, iniciada em 2023, com a estreia do Revuelto, e prosseguida com a apresentação do Urus SE, em abril de 2024.

Ler Mais