Próximo SEAT Ibiza vai ter forte inspiração do Leon
Tendo apresentado no recente Salão de Barcelona uma ligeira actualização para o Ibiza, a SEAT está já a desenvolver o sucessor do utilitário espanhol nos bastidores, prometendo forte inspiração no compacto familiar Leon, em especial no campo dinâmico.
O futuro Ibiza, cuja chegada ao mercado apenas deverá ocorrer em 2017, deverá assim recuperar muito do aspecto desportivo do Leon, mas também comportamento dinâmico condizente. O mesmo foi revelado pelo presidente da marca de Martorell, Jürgen Stackmann à revista britânica Auto Express.
“A necessidade de revoluções na SEAT está terminada. Encontrámos o nosso caminho e sabemos para onde vamos. O ADN do nosso desenho está claramente identificado e a receita para qualquer automóvel futuro vai seguir uma fórmula a que chamamos ‘Leon-izar’ a marca”, referiu Stackmann àquela publicação, acrescentando que o compacto familiar é um dos “quatro familiares” que vão nortear a SEAT no futuro, tendo servido como base de desenho para os futuros modelos.
Alinhando pelo mesmo diapasão, o director de desenho da marca espanhola, Alejandro Mesonero, também indicou que o novo Ibiza representará uma brusca mudança em termos de estilo e de comportamento: “A quinta geração do Ibiza é algo que estou a abordar com grande entusiasmo. Para mim, o Ibiza é um automóvel que evoluiu em pequenos passos. [A nova geração] será um grande salto em frente em termos de desenho, porque o mercado assim o exige”, referiu Mesonero no evento do 30.º aniversário do Ibiza, recentemente, em declarações reproduzidas naquela revista.
Também a exploração das vertentes eléctrica e híbrida não está fora das cogitações da SEAT, com Stackmann a explicar que o Ibiza é um bom candidato para se fazerem experiências com aquelas duas tecnologias. Embora admitindo que serão “inevitáveis” no futuro, o homem-forte da marca assume que as novas tecnologias de mobilidade são “dispendiosas e que a infra-estrutura ainda não está definida, mas que os carros pequenos [como o Ibiza] são perfeitos para os híbridos e eléctricos”.
Além do Ibiza, também o futuro crossover da marca espanhola, que teve no 20V20 um bom exemplo de antevisão, adoptará o estilo do Leon, ou seja, altamente esculpido em termos estéticos. A gama de SUVs é outra das apostas de futuro para a SEAT, que prevê lançar, pelo menos dois modelos, um mais pequeno e outro de dimensões médias semelhantes às do 20V20, o qual deverá surgir no mercado no próximo ano.