Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

Esta semana assistimos a uma reavaliação dos mercados e, logo em seguida, à reversão total das apostas de um aumento das taxas da Fed em junho. E agora, com os membros a entrar num período de silêncio, em que os comentários à imprensa sobre política monetária são absolutamente proibidos, os traders terão de confiar exclusivamente em dados para avaliar a probabilidade de outra pausa ou aumento. E se os traders continuarem a acreditar que nenhuma ação será tomada, isso pode ajudar o ouro a recuperar e a manter-se acima dos 2000 dólares, caso o dólar americano continue a corrigir em baixa.

Também teremos uma possível reunião do RBA na terça-feira, dado que a inflação aponta para a direção errada (e não por uma pequena margem). Os PMIs finais serão divulgados para a Ásia, Europa e EUA, mas os olhos estarão principalmente no relatório de serviços do ISM para ver se a inflação nos serviços consegue abrandar. A China também irá divulgar dados-chave sobre a inflação na sexta-feira.

 

A semana que se avizinha (eventos-chave) – Período de silêncio da Fed – Ouro poderá brilhar se os dados dos EUA permitirem – Limite do teto da dívida e a possibilidade de o governo dos EUA entrar em default – Índices de preços ao consumidor (CPI) e aos produtores (PPI) da China – Decisão da taxa de juros do RBA e PIB da Austrália – PMI de serviços do ISM

 

Os membros do Fed estão a dar-nos um descanso

Os membros do Fed têm estado empenhados nas últimas semanas, influenciando individualmente as opiniões do mercado em relação às suas perspetivas de política monetária (enquanto podem) antes do período de silêncio da Fed, que começa este fim de semana. Isso significa que não podem comunicar com a imprensa sobre política monetária durante as duas semanas que antecedem a decisão sobre as taxas de juros, agendada para 14 de junho.

Na semana passada, argumentaria que, no geral, os membros da Fed estavam inclinados para uma postura mais agressiva, com base nos seus comentários recentes (que foram muitos). No entanto, com Powell a insinuar anteriormente que prefere uma pausa e o Vice-Presidente Jefferson a sugerir a mesma postura, embora não necessariamente a taxa máxima, as probabilidades agora favorecem firmemente uma pausa. Na verdade, durante a última semana, vimos o mercado a descontar uma probabilidade de aumento das taxas subir de cerca de 17% para mais de 70% e agora voltar a ficar abaixo de 25%.

 

Ouro poderá brilhar se os dados dos EUA permitirem

A expectativa da Fed poder manter as taxas tem ajudado o ouro a subir por quatro dias consecutivos. E provavelmente estaria ainda mais alto se as negociações do teto da dívida falhassem. Mas à medida que avançamos para a próxima semana, as más notícias para os EUA podem ser boas notícias para os entusiastas do ouro e ajudar o metal amarelo a subir acima dos 2000 dólares.

 

O Congresso dos EUA realmente conseguirá aprovar um acordo sobre o teto da dívida a tempo?

O projeto passou pela Câmara de Representantes republicana e agora está a caminho do Senado. Atualmente, um acordo está no horizonte, com tempo suficiente no cronómetro para evitar um default. O Tesouro dos EUA estima que o governo ficará sem dinheiro até o dia 4 de junho, o que deixa pouco espaço para erros e evitar uma catástrofe. Os investidores podem ficar um pouco nervosos se grandes passos forem alcançados antes do fecho de sexta-feira, o que poderia deixar os mercados vulneráveis a aberturas em baixa na próxima semana, caso os projetos sejam de alguma forma comprometidos durante o fim de semana. E isso poderia fazer maravilhas para os entusiastas do ouro.

 

O RBA anunciará sua decisão sobre a taxa de juros na terça-feira, 6 de junho.

Pensávamos que estávamos a caminho de mais uma pausa do RBA, até que os dados de inflação desta semana subiram a uma taxa indesejável de 0,5% m/m e 6,8% a/a. E isso aconteceu depois do RBA surpreender os mercados com um aumento de 25 pontos-base, com o Governador a observar rapidamente que a inflação continuava “muito alta”.

Os futuros da taxa de juros do RBA mostram atualmente uma probabilidade de apenas 22% de aumento, mas é preciso lembrar que a mesma métrica assumiu uma probabilidade de 100% de pausa em Maio – e não o aumento que ocorreu. Acreditamos que há uma probabilidade de 50/50 de um aumento na terça-feira. O banco central poderá querer enviar uma mensagem de que finalmente está a levar a sério a questão da inflação – ou talvez aguardar os dados do PIB de quarta-feira antes de reavaliar em julho. Por outro lado, mesmo que eles façam uma pausa, parece muito improvável que o RBA tenha atingido sua taxa máxima com os níveis atuais de inflação e preocupações de que levará um tempo para diminuir.

 

Nuno Mello
Analista XTB

Ler Mais