Provas do 9.º ano: Alunos denunciam “injustiça” com falhas técnicas nos exames por via digital e querem que não contem para a nota

Um movimento de alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário alega ter recebido várias queixas de alunos de 9.º ano sobre as provas finais de Matemática, feitas por via digital, de falhas que impediram responder a questões do teste. Por isso, a União Geral de Estudantes lançou uma petição, para que estes testes finais feitos por via digital não entrem para as contas da nota final.

De acordo com o Jornal de Notícias, o movimento conta ter recebido relatos de falhas de Internet e problemas na plataforma onde são feitos os exames por via digital e erros que impediram os alunos de registar as respostas à prova, que foi feira no dia 16 de junho.

Por seu lado, o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) recusa ter recebido quaisquer queixas “de falhas técnicas” ou conhecimento sobre casos de alunos “que não realizaram a prova por falhas”.

As provas digitais abrangem este ano 3 mil alunos, de 45 escolas, que fazem parte do projeto-piloto de lançamento desta modalidade. O IAVE esclarece o mesmo jornal que as escolas que pertencem a este grupo “receberam os pacotes de provas em papel, pelo que tinham uma rede de segurança”.

A União Geral dos Estudantes considera que a medida é  uma “injustiça”, pelo facto de não se ter generalizado as provas por via digital em todo o País, denunciando que quem manteve as provas em papel teve “uma vantagem tremenda”, por não terem sofrido “nenhum dos erros técnicos”.

Assim, o grupo de alunos lançou a petição para que as notas das provas finais feitas por via digital não contem para a classificação final, com exceção dos alunos que tenham negativa na nota da disciplina e que tiraram nota positiva na prova final.

Ler Mais