Proibida pesca da sardinha aos fins de semana, feriados e quarta-feiras

A quota de pesca da sardinha vai aumentar no próximo ano. Uma garantia deixada pela Ministra do Mar, depois de se saber que passa a ser proibido pescar sardinha aos fins-de-semana, feriados e também às quarta-feiras.

Com o despacho publicado ontem, em Diário da República, o Governo pretende assegurar a gradual recuperação da espécie, em nome da “sustentabilidade ambiental, económica e social desta pescaria, dentro de uma abordagem precaucionária, definida com base nos dados de melhor aconselhamento científico disponível”.

Esta decisão não altera a quantidade de sardinha que pode ser capturada. A frota portuguesa pode pescar 5 mil toneladas de sardinha. Os limites diários são de 1012 quilos (45 cabazes) para embarcações com comprimento inferior ou igual a nove metros, 2124 quilos (90 capazes) para embarcações com comprimento superior a nove metros e inferior ou igual a 16 metros e de 3036 quilos (135 cabazes) para embarcações com comprimento superior a 16 metros.

“Foi uma coisa discutido com os pescadores. E é exatamente por haverem estes planos de gestão, quer no ano passado, quer este ano, que agora temos o stock da sardinha a crescer. Foi precisamente para isto, para podermos aumentar a quota e estendermos um pouco mais no tempo a pesca da sardinha”, disse Ana Paula Vitorina, em declarações à RTP.






Comentários
Loading...