Programa de Finanças Sustentáveis do ISEG Executive Education regressa em 2025 com oradores internacionais

O ISEG Executive Education anunciou mais uma edição do programa em Finanças Sustentáveis do ISEG Executive Education, intitulado “Reporte, Financiamento e Resiliência”. Este curso é realizado em parceria com a Systemic e conta com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Energia.

Pioneiro em Finanças Sustentáveis em Portugal desde 2020, o programa chega à sua 7ª edição sob a coordenação de Sofia Santos, CEO da Systemic, e de Victor Barros, professor associado de Finanças no ISEG.

Com uma atualização programática, o curso, que decorrerá entre 7 de abril e 2 de junho de 2025, não só se adapta à nova legislação, como também apresenta oportunidades emergentes na área.

O programa contará com a participação de oradores internacionais de destaque, bem como figuras nacionais relevantes, incluindo a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, Assunção Cristas, da Vieira de Almeida Sociedade de Advogados, Clara Raposo, do Banco de Portugal, e Luís Laginha de Sousa, da CMVM.

“Vamos para a 7ª edição do programa em Sustainable Finance, o que comprova a sua relevância para as empresas nacionais. Um dos principais desafios que as empresas enfrentam hoje é alinhar a sua gestão com os princípios do desenvolvimento sustentável, materializada em práticas Ambientais, Sociais e de Governação (ESG). Nesse sentido, mais do que ensinar a definir uma estratégia de sustentabilidade, o programa de Sustainable Finance pretende promover uma mudança de mentalidades necessária para que a cultura empresarial possa estar efetivamente alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável e da gestão humanista”, enquadra Francisco Velez Roxo, CEO do ISEG Executive Education.

Para Sofia Santos, CEO da Systemic, “o curso Sustainable Finance oferece às empresas a oportunidade de modernizarem a sua gestão através da integração de práticas ESG, preparando-as para antecipar e responder aos desafios de sustentabilidade que estão a surgir. A existência destas práticas e a capacidade de cumprimento com as pressões regulamentares e de mercado, trará às empresas a capacidade de atrair investidores, reter talento, identificar novos mercados e produtos, gerando assim um impacte mais positivo na sociedade. Esta formação irá permitir aos participantes compreender a regulação existente neste âmbito, as exigências crescentes dos financiadores públicos e privados, dos investidores, dos clientes e do consumidor em geral; conseguindo depois identificar as práticas ambientais, sociais e de governação que devem implementar nas suas organizações para que a sua competitividade e diferenciação consiga gerar um valor adicional à sociedade e aos investidores.”

O curso é direcionado a instituições financeiras e não financeiras, incluindo PME e grandes empresas, e capacita-as para responder às exigências da regulação atual e atrair financiadores. Os participantes aprenderão a incorporar questões climáticas e ambientais na análise de risco, desenvolver novos produtos financeiros e definir estratégias de sustentabilidade alinhadas com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Ler Mais



Comentários
Loading...