Professores obrigados a apresentarem-se amanhã em escolas onde não vão dar aulas. Perto de 600 terão que fazer centenas de quilómetros

Apesar das mudanças na colocação e vinculação de professores, são muitos os que, já esta sexta-feira, mesmo entrando nos quadros através da “vinculação dinâmica”, terão de fazer uma verdadeira ‘peregrinação’ percorrendo centenas de quilómetros, para se apresentarem em escolas onde não vão dar aulas, para depois voltarem a percorrer grande distância (porventura no mesmo dia) para se apresentarem na escola em que ficarão colocados até final do ano letivo.

O ano escolar começa já a 1 de setembro para a classe dos docentes e a legislação dos concursos de professores, determina que os de carreira ainda sem colocação ou serviço atribuído, têm de se apresentar no primeiro dia de setembro “no último agrupamento de escolas onde exerceram funções para aguardar nova colocação”, o que justifica a ‘peregrinação’ de professores.

O caso é noticiado pelo Público, a quem o Ministério da Educação justifica que a regra aplicada “está fixada há muitos anos em todos os diplomas de concursos de docentes” e que “salvaguarda o processamento de vencimento no mês de Setembro”. Ou seja, os que não o fizerem arriscam ficar sem o salário do mês.

Muitos dos que terão de fazer centenas de quilómetros esta sexta-feira entraram na carreira ao abrigo da nova “vinculação dinâmica”, mas não foram colocados numa escola no concurso de mobilidade interna.

Foram colocados cerca de 30% (mais de 1600( dos 5606 que entraram nos quadros através desta via, segundo os cálculos de Arlindo Ferreira. O especialista em concursos de professores explica, no seu blogue que os que ainda não têm lugar definido estão vinculados em regiões a norte de Lisboa e, neste, há 590 que no ano letivo passado deram aulas em estabelecimentos de ensino a centenas de quilómetros de casa, e onde amanhã terão de se apresentar.

Mesmo os que não têm lugar numa escola ainda, estão já vinculados a um dos dez Quadros de Zona Pedagógica e será ai que esperam vir a ser colocados, eventualmente os dois concursos nacionais de reservas de recrutamento que ocorrem a 1 e 8 e setembro.

Ler Mais