Professor da AESE vencedor no concurso europeu de Business Schools
O professor da AESE Eugénio Viassa Monteiro foi premiado pela ECCH (European Case Clearing House) na mais prestigiada competição europeia de business schools. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se em Setembro, em Londres.
O concurso da ECCH premeia os casos mais importantes escritos por Business Schools europeias. Vencedor na área de Empreendedorismo Social, o Prof. Eugénio Viassa Monteiro escreveu o caso “Banco Grameen: o crédito como Direito Humano”. A AESE figura assim no quadro das Escolas de Negócios vencedoras em 2010, juntamente com a London Business School, o IMD, o INSEAD, Cranfield, EABIS ou o IESE.
Fruto de um trabalho de investigação desenvolvido em conjunto com Ana Janeiro Dias (Executive MBA AESE/IESE), Eugénio Viassa Monteiro refere que “o Prémio Social Entrepreneurship da ECCH é um reconhecimento internacional ao que a AESE tem vindo a fazer e a ensinar, desde há tempos, desenvolvendo para tal «casos» apelativos que facilitem o entendimento do empreendedorismo e o aprofundamento dos aspectos centrais que fazem levar a bom termo uma iniciativa. Nas Instituições de carácter social é onde mais ginástica e aprendizagem se produz, dada a escassez de recursos e as grandes necessidades a satisfazer, obrigando as organizações a serem muito «magras» e, sobretudo, de extrema eficiência.
Nas Instituições Sociais, as dificuldades que surgem no «caminho» são, habitualmente, ocasião de cuidado estudo e exercício da imaginação para se encontrar soluções altamente criativas. Tais soluções significam quase sempre uma notável superação das dificuldades e saltos qualitativos descomunais. A ECCH utilizou métodos objectivos para premiar os Casos divididos em nove Categorias, e a AESE coloca-se, assim, entre as Escolas de Negócio mais destacadas como a LBS, o IMD, o IESE, etc.”