Produtos de saúde e de beleza registam as maiores subidas de preços em 2022: aumentos atingem os 208%
Os produtos de compra recorrente, como artigos de saúde e beleza, de puericultura, para a casa, ou para animais, registaram, desde o início do ano, aumentos que atingem os 208,97%, revela uma análise do KuantoKusta ao preço de mais de 2,5 milhões de produtos, entre o 1º e o 2º quadrimestre deste ano.
As subcategorias que verificaram os maiores aumentos, na área de saúde e beleza, foram as colónias para bebés (+143,62%), os brinquedos sexuais (+129,6%), primeiros socorros (+93,31%), artigos para as unhas (+86,80%) e de ajudas técnicas (+73,87%).
Também os produtos de puericultura e brinquedos registaram aumentos que atingiram os 92,34%, no caso das figuras de ação. Com as maiores subidas de preço nesta categoria encontram-se os brinquedos educativos (+85,50%), os peluches (+62,45%), os baloiços e escorregas (+61,43%) e as mochilas e malas de maternidade (+37,60%).
Para quem tem animais domésticos, as despesas ficaram substancialmente mais caras, com as maiores subidas no snacks e biscoitos (+208,97%), na comida para pássaros e roedores (+74,80%), nos produtos de cuidado do pelo (+54,60%), nas camas (+53,27%), na ração seca para gatos (+49,79%) e nos tapetes refrescantes (+23,19%).
Segundo a mesma análise do maior comparador de preços em Portugal, a área de casa e decoração também teve aumentos significativos: as esfregonas e baldes subiram, em média, 51,26%, os caixotes do lixo 28,82%, os detergentes e amaciadores para a roupa ficaram 24,74% mais caros, as almofadas 20,94% e as piscinas 37,60%.
Já no desporto, os maiores aumentos verificaram-se nas trotinetes (+48,35%), nos acessórios de mobilidade (+46,42%), nas bicicletas estáticas (+26,25%), nas passadeiras de corrida (+19,88%) e nas bolas medicinais (+5,92%).
Recorde-se que um estudo realizado em maio pelo KuantoKusta revelou um aumento de 10,65% em bens não alimentares de compra recorrente. O cabaz de produtos selecionado pelo comparador de preços custava €163,29 a 11 de fevereiro, duas semanas antes do início da guerra na Ucrânia, e a 11 de maio, o mesmo cabaz encarecera €16,95 para um total de €180,24.
O cabaz analisado incluiu produtos como ração animal, champô, gel de banho, desodorizante, pasta de dentes, analgésicos, espuma de barbear, protetores solar e produtos de nutrição para bebés.
No último mês, verificaram-se novos aumentos, refletidos no preço de vários cabazes de artigos de compra recorrente.
A seleção de produtos de saúde e beleza analisada pelo KuantoKusta está €1,70 mais cara face a setembro, o que representa uma subida de 1,92%. Este cabaz, que custava 88,64 € no início de setembro e que custa agora 90,40 €, incluiu creme para o rosto (+1,98 €), champô (+0,86 €), máscara para o cabelo (+0,45 €), desodorizante (+0,43 €), entre outros produtos de compra recorrente para as famílias portuguesas.
A análise aos produtos de puericultura, com artigos como biberões (+1,38 €), toalhitas (+1,12 €) e fraldas (+0,28 €), revelou que o cabaz que totalizava 501,37 € tem agora um custo de 510,36€ (+8,99€), o equivalente a um aumento de 1,79%.
Nos cabazes de produtos para animais, o de artigos para gatos ficou mais caro €6,33, de um custo inicial de 171,86 € (+3,68%) e o de artigos para cães encareceu 2,33 € (+1,87%), custando agora 126,93€. Nesta seleção, foram incluídas embalagens de ração, antiparasitários, coleiras e comedouros, entre outros produtos para o cuidado de animais domésticos.