“Produção nacional é das coisas que mais temos de enaltecer em Portugal”, garante country manager da TAB Portugal

Em abril de 2011, a Assembleia da República implementou a celebração anual do Dia Nacional da Produção Nacional, de forma a sensibilizar a população portuguesa relativamente à importância social e económica da produção nacional. Com o aproximar da data este ano, a TAB – The Alternative Board, organização global que mantém uma relação constante com parceiros internacionais, reforça a importância deste dia no combate ao desemprego e principalmente na afirmação do país nos mercados externos.

“A produção nacional é das coisas que mais temos de enaltecer em Portugal. Para além de ajudar a combater o desemprego, ajuda na afirmação do país, tornando-o cada vez mais competitivo em termos globais”, referiu Rita Maria Nunes, country manager da TAB Portugal.

Tendo a organização como objetivo ajudar empresários a melhorar os seus negócios, a responsável salienta a importância das empresas que vendem produto nacional. “Nos nossos Boards, temos vários líderes com empresas que vendem produto, pois este tipo de empresa tem mais problemas por resolver. Cobrimos uma área com vários líderes de PMEs de produção nacional e conhecemos bem os seus problemas e desafios. O facto de sermos o principal fornecedor internacional de soluções de consultoria e coaching para empreendedores também lhes oferece os insights vindos de fora, dos problemas e soluções deste tipo de empresas a nível global”, explicou a country manager.

Esta comunidade global a que os membros da TAB em Portugal têm acesso – o TAB Connect – vai ajudar a comunidade a encontrar diferentes perspectivas sobre o seu negócio em todo o mundo.

Em abril de 2022, a Lusa divulgava um estudo que concluía que a produção nacional representava entre 50% e 90% no total dos produtos disponibilizados nos principais supermercados a operar em Portugal. Já a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), divulgou na semana passada que a produção automóvel em Portugal aumentou 39,7% em março face ao período homólogo, atingindo as 39.787 unidades.

“Para os consumidores, pesa saber que o produto é ou não nacional. Esse é um dos temas que os nossos Facilitadores tentam trazer para as reuniões mensais TAB. Trabalhar com produção nacional garante uma relação laboral de maior proximidade para os clientes dos nossos membros, o que permite mais facilmente parcerias de longo prazo. Os empreendedores portugueses devem aprender a usar o compromisso do apoio à produção nacional a seu favor”, concluiu Rita Maria Nunes.

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