Produção Industrial recua 0,1% em julho, revela INE
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quinta-feira dados que mostram que o Índice de Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de -0,1%, em julho, face a 3,9% em junho.
“Esta variação foi particularmente influenciada pelo agrupamento de Energia, sem o qual o índice agregado teve uma variação de 1,6% (7,2% no mês anterior)”, explica o INE.
Os grandes agrupamentos industriais apresentaram, no mês de julho, variações homólogas menos favoráveis do que as observadas no mês anterior, à exceção da Energia.
Em cadeia, o Índice de Produção Industrial registou uma variação de -0,4% no mês em análise, face a -1,4% em junho, sendo que os agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Investimento apresentaram contributos -0,7 pontos percentuais e -0,5 pontos percentuais, respetivamente, devido a taxas de variação de -2,0% e -3,0% (-1,3% e 5,7% no mês anterior).
“O contributo positivo mais intenso partiu do agrupamento de Bens de Consumo (0,5 p.p.), e resultou de uma variação mensal de 1,5% (-4,9% no mês precedente)”, conclui o INE.
A próxima divulgação mensal dos dados da produção industrial acontece a 3 de outubro deste ano.