Produção industrial em Portugal retoma níveis pré-pandemia em 2021. INE revela hoje dados definitivos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou em julho os dados provisórios do Inquérito Anual à Produção Industrial que revelaram que em 2021, o total de vendas de produtos e prestação de serviços nas Indústrias Transformadoras cresceu 12,1% em termos nominais, fixando-se em 94,3 mil milhões de euros.

Estes valores representam ainda um crescimento de 0,2% face a 2019, o ano antes da pandemia. “Uma parte desta variação é justificada pelo efeito de aumento de preços, dado que o índice de preços na produção industrial (IPPI) registou um aumento homólogo de 8,7% em 2021”, explica o INE.

O instituto de estatística revela que o que mais contribuiu para a evolução do total da venda de produtos e prestação de serviços teve origem nas atividades de Fabricação de produtos químicos e de fibras sintéticas ou artificiais, exceto produtos farmacêuticos, seguindo-se das atividades das Indústrias metalúrgicas de base e a Fabricação de coque, de produtos petrolíferos refinados e de aglomerados de combustíveis.

“Estas divisões encontram-se entre as que registaram as maiores variações de preços na produção industrial em 2021 face a 2020.”

No sentido contrário, as atividades com uma contribuição negativa foram as de Fabricação de equipamentos informáticos, equipamento para comunicações e produtos eletrónicos e óticos, Reparação, manutenção e instalação de máquinas e equipamentos e Fabricação de veículos automóveis, reboques, semirreboques e componentes para veículos automóveis.

“As restantes atividades tiveram um contributo positivo ou nulo”, revela o INE, concluindo que “os resultados definitivos serão disponibilizados no dia 12 de dezembro de 2022”.

Ler Mais