Produção de armas de fogo nos EUA quase triplicou nos últimos 20 anos

Os fabricantes de armas nos Estados Unidos produziram 11,3 milhões de armas de fogo em 2020, quase o triplo dos 3,9 milhões de armas de fogo que foram fabricadas em 2000, revelou um relatório do Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives (ATF).

O relatório foi divulgado poucos dias depois do tiroteio em massa em Buffalo, que resultou na morte de 10 pessoas.

Este relatório da ATF mostra que em 2020 os homicídios relacionados com armas de fogo nos Estados Unidos atingiram o seu nível mais alto em 26 anos, segundo os dados do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC). Em 2020, a agência reportou 19.350 homicídios com armas de fogo, um aumento de 35% face ao ano anterior.

O relatório da ATF também forneceu dados sobre as “armas fantasma”, armas de fogo que podem ser compradas online ou produzidas através de impressão 3D e montadas em casa. Estas armas são praticamente indetetáveis e podem ser compradas sem uma verificação de antecedentes criminais.

A agência federal norte-americana indicou que a polícia descobriu mais de 19 mil “armas fantasma” em 2021 – 10 vezes mais do que as “armas fantasma” encontradas em 2016.

Este relatório agora divulgado faz parte da estratégia de Joe Biden para travar a venda ilegal de armas nos Estados Unidos.

Ler Mais