Produção automóvel subiu 51,6% em Janeiro
O mercado português de produção automóvel registou um aumento de 51,6% em Janeiro, face ao período homólogo de 2016. No total, foram produzidos 12.607 veículos através dos construtores nacionais, de acordo com dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Segundo a associação, os números referentes a Janeiro revelam um início de ano positivo e uma recuperação animadora do sector, ainda que lenta. “Esta ligeira subida vem atenuar o cenário de quebra nos ritmos de produção, registada ao longo de todo o ano de 2016, e remete-nos para valores semelhantes aos de 2015”, revela ainda a ACAP, em comunicado.
Por categorias, os ligeiros de passageiros subiram 116,5% para 8.131 e os veículos pesados cresceram 86,3% para 570 unidades. Os veículos comerciais ligeiros foram os únicos a apresentar uma quebra, tendo caído 8,2% para 3.906.
A ACAP indica ainda que a Volkswagen foi a marca que mais veículos de passageiros produziu em Janeiro, em Portugal. Seguem-se a Seat, Peugeot e Citroën. No caso dos comerciais ligeiros, a lista é liderada pela Citroën, à frente da Peugeot, Mitsubishi e Toyota. No segmento de pesados, somente a Mitsubishi produziu veículos no primeiro mês do ano.
Por fim, no que diz respeito a exportações, a associação avança que 96,2% dos veículos produzidos em Portugal têm como destino o mercado externo. Espanha e Alemanha são os principais destinos.