Procura trabalho? Este país oferece salários de quase 5.000 euros e até alojamento
A Irlanda está à procura de novos trabalhadores. Através da rede EURES (Serviços Europeus de Emprego), o país está a oferecer 1.475 vagas de emprego. Para os portugueses, não é necessário obter autorização administrativa prévia para trabalhar na Irlanda, facilitando a transição para o mercado de trabalho irlandês.
Algumas das vagas também oferecem a possibilidade de alojamento gratuito por um período, até que o trabalhador encontre uma residência permanente.
O salário médio na Irlanda é de 59.899 euros brutos por ano, o que equivale a um salário mensal de aproximadamente 4.992 euros. Este valor coloca a Irlanda como o nono país da Europa com os salários mais elevados, superando em 98% o salário médio da Espanha, que é de 30.237 euros brutos por ano.
A taxa de desemprego na Irlanda é de apenas 4%, indicando uma maior probabilidade de encontrar trabalho no país.
As oportunidades de emprego estão listadas no portal EURES, uma rede de cooperação para o emprego e a livre circulação de trabalhadores na União Europeia. Algumas das ofertas mais recentes incluem:
- Gestor de divisão de quartos: Requer 3 anos de experiência e oferece contrato por tempo indeterminado e alojamento gratuito.
- Sushi chef/sous chef/chefe de cozinha em restaurante japonês em Dublin.
- Montador de pneus em Dublin.
- Colisão automóvel e maquinista de diagnóstico.
- Engenheiro técnico automóvel no Centro-Oeste da Irlanda.
- Chefe de equipa no The Armada Hotel Holdings LTD, Co. Clare.
- Cozinheiro na Caraden Construction Limited, Sudeste da Irlanda.
- PintordDecorador na Caraden Construction Limited, Co. Cork.
- Técnico de cuidados sociais e de saúde na Sodexo Ireland, Dublin.
- Assistente de Food Service em Dublin.
- Monitor de lazer e tempo livre em Dublin.
- Cozinheiro na PricewaterhouseCoopers LLP, Dublin.
Para trabalhar na Irlanda é obrigatório obter o Número de Segurança Social Irlandês (PPSN) para trabalhar e aceder serviços públicos. Este procedimento pode ser realizado online. Também é recomendável portar o Cartão Europeu de Seguro de Saúde (CESD) para aceder a cuidados de saúde na Irlanda.