Príncipe saudita alerta que guerra com o Irão pode levar petróleo para níveis “inimagináveis”
«O fornecimento de petróleo será afectado e os preços do petróleo saltarão para números incrivelmente elevados, nunca vistos durante a nossa vida.» A afirmação é de Mohammed bin Salman, príncipe da Arábia Saudita, que alerta para as consequências negativas que uma guerra com o Irão poderá originar.
Mohammed bin Salman alerta para subidas astronómicas no preço do petróleo casos as tensões escalem no Golfo Pérsico, duas semanas depois de o seu país ter sido atacada por um míssil. Tanto a Arábia Saudita como os EUA culpam o Irão pelo ataque.
«Se o mundo não tomar uma posição forte e firme para deter o Irão, assistiremos a um agravamento que ameaçará os interesses do mundo», afirmou o príncipe da Arábia Saudita numa entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS. Na mesma entrevista, indicou que o Médio Oriente representa cerca de 30% do fornecimento mundial de energia, aproximadamente 4% do PIB a nível global.
Caso o conflito continue, Mohammed bin Salman antecipa um colapso da economia global, não só da Arábia Saudita ou dos países do Médio Oriente.