Principais transportadores europeus alertam que custos altos permanecerão em 2022

As interrupções na economia relacionadas com a pandemia e com a crise nas cadeias de abastecimento elevaram os preços dos transportes de produtos e matérias-primas em todo o mundo durante o ano de 2021, e prevê-se que continuem em 2022.

Dois dos principais transportadores europeus alertaram que os custos dos transporte de mercadorias provavelmente permanecerão altos até ao final do ano, não oferecendo alívio aos clientes, incluindo aos maiores retalhistas mundiais.

“À medida que a pandemia começa a dar tréguas e mais pessoas voltam ao trabalho, os navios serão manuseados mais rapidamente nos portos, o que liberará a capacidade”, disse o presidente-executivo da Maersk, Soren Skou, assegurando que em algum momento durante o ano a situação deva ser normalizada.

Contudo, os esforços para acelerar o movimento das mercadorias ainda não foram suficientes, causando severos atrasos nos principais portos dos EUA com efeitos negativos um pouco por todo o mundo e verifica-se que o alto nível de taxas de transporte não é sustentável durante muito mais tempo.