Primeiros F-16 avistados nos céus da Ucrânia (com vídeo)

As imagens têm circulado amplamente nas redes sociais daqueles que parecem ser os primeiros F-16 doados a Kiev nos céus da Ucrânia, o que coloca um ponto final pela longa espera de Kiev pelos caças avançados.

O vídeo, supostamente tirada sobre a região de Lviv, no oeste da Ucrânia, mostra alegadamente um F-16 operado por ucranianos.

De acordo com diversos órgãos de comunicação social, os primeiros caças F-16 feitos pela Lockheed Martin prometidos a Kiev tinham chegado à Ucrânia: a ‘Bloomberg’ foi a primeira a relatar a entrega, sendo que os britânicos dos ‘The Times’ salientaram que seis jatos foram fornecidos a Kiev pelos Países Baixos, sendo que em breve aviões dinamarqueses serão enviados.

A força aérea da Ucrânia tem sido discreta sobre os F-16: no início do mês passado, um porta-voz militar ucraniano recusou-se a oferecer detalhes sobre quantos caças fariam parte do lote inicial ou sequer sobre quando chegariam, classificando essa informação como confidencial.

Os Países Baixos prometeram um total de 24 F-16 para a Ucrânia como parte de uma coaligação internacional com a Dinamarca, Noruega e Bélgica para fornecer caças avançados a Kiev. A Ucrânia receberá 19 F-16 dinamarqueses.

A Ucrânia receberá cerca de 80 jatos, um número muito aquém do total que Kiev disse precisar.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que os primeiros F-16 estavam a caminho da Ucrânia, vindos da Dinamarca e dos Países Baixos. Em resposta aos media esta quarta-feira, não confirmou a chegada dos primeiros F-16 à Ucrânia, reiterando que os F-16 estariam “operacionais até ao final do verão”.

De acordo com o jornal britânico ‘The Telegraph’, a Ucrânia havia usado F-16 apenas como um meio de defesa aérea até agora. Os cronogramas para colocar os jatos operacionais na Ucrânia têm sido obscuros e propensos a atrasos. Os pilotos ucranianos têm recebido treino no âmbito da NATO, embora a tensão se tenha tornado visível entre Kiev e os seus aliados sobre quantos pilotos poderiam ser submetidos a treino.

Ler Mais



Comentários
Loading...