Primeiro trimestre de M&A supera 2016
As 95 transacções realizadas no primeiro trimestre deste ano, em Portugal, correspondem a um volume 32% maior do que o registado no período homólogo de 2016. O número de operações é também superior ao de 2015.
Em termos de valor, os primeiros três meses do ano chegam mesmo a ultrapassar o montante verificado no total do ano de 2016. Segundo o Relatório Transacional do Mercado Ibérico da TTR, desenvolvido em colaboração com a Intralinks, apenas 38 transacções revelam o seu valor, que ascende a cerca de 8,4 mil milhões de euros.
Trata-se de um crescimento de 315% em relação ao primeiro trimestre de 2016. A TTR acrescenta que, durante o período analisado, foram contabilizadas sete operações consideradas de grande porte, ou seja, de valor igual ou superior a 250 milhões de euros. O sub-sector que mais se destacou foi o do Imobiliário (16 transacções), à semelhança dos dois anos anteriores.
No que respeita a aquisições inboud, levadas a cabo por empresas estrangeiras, registaram-se 32 transacções, o equivalente a um crescimento de 23% face aos primeiros três meses do ano passado. Representa ainda 36% do total de transacções inbound realizadas no total de 2016. As aquisições outbound (empresas portuguesas que compram negócios estrangeiros) fixaram-se em três.
O primeiro trimestre foi ainda palco de 10 operações de private equity, mais 43% do que no período homólogo anterior. Apenas cinco revelaram os seus valores, que alcançaram os 1,9 milhões de euros, numa subida de 294%.
Foram também realizadas 14 operações de venture capital (+27%). Deste total, 10 transacções revelaram os seus valores, somando cerca de 22 milhões de euros, menos 71% do que no ano passado.