Primeiro carro elétrico da Xiaomi já está à venda. Sabe quanto custa este modelo que parece um Porsche?

A chinesa Xiaomi começa a partir de hoje a vender o seu primeiro carro elétrico. É um marco para a gigante dos smartphones que quer fazer concorrência à Porsche e à Tesla.

O fabricante chinês de produtos eletrónicos prepara há anos a sua entrada no sector automóvel.

O SU7 da Xiaomi tem semelhanças a um carro desportivo, nomeadamente ao Porsche Taycan – e foi algo propositado.

“O objetivo da Xiaomi é fazer um carro de sonho que seja tão bom como a Porsche e a Tesla“, anunciou o bilionário co-fundador da empresa chinesa, Lei Jun, aquando do lançamento do primeiro carro elétrico da marca em 2023.

O primeiro carro da fabricante chinesa não ultrapassará os 500.000 yuan, ou seja, custará cerca de 64 mil euros.

O SU7 é produzido pelo fabricante chinesa BAIC, com a Xiaomi a fornecer programas e componentes eletrónicos para o veículo. As baterias do SU7 são fornecidas pela BYD, o principal fabricante de veículos elétricos da China, e pela CATL, outro grupo chinês líder na produção de baterias.

As baterias têm uma autonomia de até 800 quilómetros.

O grupo, que tem sede em Pequim, anunciou em 2021 que iria apostar nos veículos elétricos, um segmento altamente cobiçado e onde várias marcas chinesas se estão a afirmar a nível mundial.

O objetivo da Xiaomi é “tornar-se um dos cinco maiores fabricantes do mundo, após 15-20 anos de trabalho árduo”, afirmou Lei Jun em Dezembro passado.

Nos últimos anos, dezenas de marcas locais, como a Xiaomi, entraram no mercado dos veículos elétricos, onde os fabricantes estrangeiros têm tido dificuldade em adaptar-se.

A Xiaomi é o terceiro fabricante mundial de telemóveis, e também produz dispositivos com ecrã táctil, relógios conectados, auscultadores, trotinetas e motocicletas. Fundada em 2010, a Xiaomi teve uma ascensão meteórica ao oferecer dispositivos topo de gama a preços acessíveis, inicialmente vendendo-os directamente ‘online’.

Ler Mais