Primeiro carro elétrico da Ferrari vai custar pelo menos meio milhão de euros: marca italiana ultima lançamento

O primeiro carro elétrico da Ferrari vai custar pelo menos meio milhão de euros, revela esta quarta-feira a agência ‘Reuters’: a marca italiana está a ultimar a abertura da fábrica para a produção deste modelo, que poderá impulsionar a produção do grupo em até um terço.

A marca italiana, famosa pelos seus potentes motores a gasolina, já garantiu que pretende lançar um carro elétrico no final do próximo ano: o preço planeado mostra a sua confiança de que os condutores ultra-ricos estão prontos para isso, mesmo quando os rivais do mercado de massa estão a reduzir os veículos elétricos (EV) devido à quebra da procura.

O preço, que não inclui características e toques pessoais que normalmente acrescentam 15-20%, está bem acima do preço médio de venda de cerca de 350 mil euros, incluindo extras, de uma Ferrari no primeiro trimestre deste ano.

A nova fábrica – ou ‘e-building’ – é uma jogada ousada para a empresa, que entregou menos de 14 mil carros no ano passado, pois permitirá eventualmente aumentar a capacidade de produção para cerca de 20 mil. A exclusividade sustenta o prestígio da marca e também os seus preços elevados, pelo que qualquer aumento na produção acarreta riscos.

A nova fábrica em Maranello dará à Ferrari uma linha de montagem de veículos adicional e fabricará carros a gasolina e híbridos, bem como o novo EV, além de componentes para híbridos e EV. Estará totalmente operacional em três a quatro meses. Está em desenvolvimento um segundo modelo EV, saliente a fonte, acrescentando que o processo está numa fase inicial e que a empresa pode não querer aumentar a produção total para 20 mil veículos por ano, pelo menos no curto prazo.

De acordo com o CEO Benedetto Vigna, em declarações aos acionistas da Ferrari em abril, a “fábrica de última geração vai garantir flexibilidade e capacidade técnica superiores às nossas necessidades nos próximos anos”.

A rival Lamborghini planeia começar a vender seu primeiro modelo EV em 2028. O CEO, Stephan Winkelmann, salientou à ‘Reuters’ que era mais importante ter o produto certo do que ser o primeiro.

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