Primark vai aumentar os preços. Retalhista pressionada com margens de lucro reduzidas

A Associated British Foods, dona da Primark, anunciou esta terça-feira que a retalhista vai proceder a “aumentos seletivos de preços” em alguns dos seus stocks da coleção outono/inverno. Pressões inflacionárias fizeram com que as margens fossem reduzidas, levando a esta estratégia por parte da empresa.

Apesar de a empresa ter assistido a uma forte recuperação nas vendas desde o início de 2021, com um aumento de 59% para 4,2 mil milhões de euros (3,54 mil milhões de libras), a retalhista não conseguiu fazer face ao aumento dos preços das matérias-primas e à redução das margens de lucro.

“Olhando para o futuro, as pressões inflacionárias são tais que não conseguimos compensá-las todas com poupanças de custos, pelo que a Primark irá implementar aumentos seletivos de preços em algumas das ações de outono/inverno”, explica a empresa em comunicado.

No entanto, afirma o presidente-executivo da AB Foods, George Weston, estão comprometidos “em garantir a nossa liderança em preços e acessibilidade diária, especialmente neste ambiente de maior incerteza económica”.

“Apesar das pressões inflacionárias que estamos a enfrentar, a nossa perspetiva para o ano é de um progresso significativo no lucro operacional ajustado e no lucro ajustado por ação do Grupo”, sublinham.

A Associated British Foods alertou igualmente para as margens nos seus negócios do setor alimentar, onde possui negócios de açúcar, mercearia, ingredientes e agricultura. Estes também estão a ser afetados pelos aumentos nas matérias-primas, commodities, cadeia de abastecimento e energia, e irão igualmente sofrer com aumentos para o consumidor final.

Com isto, o grupo espera uma redução das margens nos seus negócios de alimentos superior ao esperado anteriormente para todo o ano.

Apesar da pressão neste setor, a empresa obteve lucro operacional ajustado de 840 milhões de euros (706 milhões de libras) desde o início de 2022, acima dos 439 milhões de euros (369 milhões de libras) no mesmo período do ano anterior.

Os melhores resultados também espelham o facto de as lojas da marca terem estado abertas durante todo o período, algo que não aconteceu em 2021.

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