Prestação da casa baixa mais de 100 euros em outubro: saiba quanto vai pagar a menos pelo seu crédito à habitação

Outubro vai ser um mês de um ‘suspiro de alívio’ pronunciado para muitas famílias portuguesas no momento de entregar a prestação ao banco relativa ao crédito habitação, em linha do que tem sucedido nos últimos meses, embora de forma bem mais expressiva: quem tiver o seu contrato revisto no próximo mês, vai sentir uma redução substancial na transferência mensal para a entidade bancária.

Os maiores ‘beneficiários’ desta descida serão os que têm um contrato com Euribor a 12 meses, cuja taxa “baixou dos 3% pela primeira vez desde dezembro de 2022”, revelou Nuno Rico, especialista da DECO PROteste, em exclusivo à ‘Executive Digest’.

“Tudo indica que esta tendência de descida se vai manter nos próximos tempos, pela evolução das taxas”, apontou o especialista, que no entanto salientou o “equilíbrio frágil” da conjuntura internacional que poderá inverter os dados.

“É muito provável que em dezembro possa haver nova mexida das taxas de juro do BCE. No final deste ano, é possível que estejamos a trabalhar em valores na ordem dos 3%, em particular na Euribor a 6 meses, a mais utilizada. E depois, mantendo-se esta conjuntura, poderá estar no final de 2025 entre 2 e 2,5%”, referiu Nuno Rico. “A descida vai continuar, não vai ser tão rápida quanto a subida, mas tem vindo a acontecer paulatinamente, com mais incidência nos últimos dois meses”.

No entanto, pede-se ainda cautela. “A Europa tem dois desafios: por um lado, é verdade que a inflação está a estabilizar, e há um risco de havendo mudanças na conjuntura internacional, com os conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, haver perturbações significativas na cadeia de distribuição. Por outro lado, começa a haver abrandamento do ponto de vista económico que poderá levar o BCE a optar por um estímulo da economia através da descida das taxas de juro. Mas tudo dependerá do que se passar até ao final do ano”, concluiu Nuno Rico.

Mas vamos a números:

Tomemos como exemplo um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread (margem comercial do banco) de 1%:

– se o empréstimo tem como indexante a Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar no próximo ano irá descer para 713 euros, menos 106 euros (12,94%) em relação à prestação que pagou nos últimos 12 meses (819 euros). A taxa média registada este mês – dados até ao dia 25 de setembro – foi de 2,966%.

– Já se o indexante for de 6 meses, prepare-se para entregar ao banco 740 euros, uma descida de 7,03% (56 euros) face a abril de 2024, quando a prestação se situava nos 796 euros. A taxa média de setembro fixou-se nos 3,278%.

– por último, se tiver um contrato a 3 meses: a taxa Euribor registou este mês uma média de 3,453% o que significa para o próximo mês uma redução da sua prestação de 3,2%: desce de 780 para 755 euros, menos 25 euros face à prestação de julho último.

Ler Mais





Comentários
Loading...