Presidente turco encontra-se esta sexta-feira com Putin na Rússia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, visita esta sexta-feira, dia 5 de agosto, a cidade costeira russa de Sochi, na Rússia, para se encontrar com o seu colega russo Vladimir Putin

Segundo a agência ‘Reuters’, o anúncio foi feito na terça-feira da semana passada pela presidência turca, que não quis dar mais detalhes sobre a visita.

Isto acontece poucos dias depois de Turquia, ONU, Rússia e Ucrânia terem assinado um acordo histórico para retomar as exportações de grãos, através de três portos ucranianos.

Após meses de bloqueio devido à guerra Rússia-Ucrânia, agora no seu sexto mês, as exportações foram finalmente retomadas na segunda-feira, coordenadas por um centro na metrópole turca Istambul.

A Turquia trabalhou com as Nações Unidas para conseguir que os lados em conflito assinassem o referido acordo em Istambul na semana passada com o objetivo de retomar a exportação de cereais através do Mar Negro.

A Rússia, por sua vez, está preocupada com as ameaças de Erdogan de lançar uma nova incursão militar no norte da Síria. A Rússia e o Irão apoiaram o governo sírio no conflito de uma década, enquanto a Turquia apoiou vários grupos rebeldes.

Tanto Putin como líderes iranianos pediram a Erdogan que não lançasse uma nova ofensiva síria na semana passada. Analistas acreditam que a Turquia preferiria obter a aprovação da Rússia e do Irão antes de iniciar uma nova campanha contra militantes curdos no norte da Síria que Ancara vê como “terroristas”.

De recordar que este já é o segundo encontro de Putin e Erdogan desde o início da guerra na Ucrânia. A 20 de julho os dois líderes estiveram juntos durante uma reunião trilateral com o colega iraniano Ebrahim Raisi na capital do Irão, Teerão.

Os líderes reuniram-se para a sétima cimeira no formato Astana para discutir os recentes desenvolvimentos na Síria, a luta contra os grupos terroristas, bem como a situação humanitária e a regresso dos sírios.

Ler Mais