Presidente da AICEP anuncia recorde de 42 empresas estrangeiras atraídas para Portugal
Na quarta edição da Conferência Exportações & Investimento, o Presidente da AICEP, Luis Filipe de Castro Henriques, anunciou um novo recorde de 42 empresas estrangeiras atraídas para Portugal, representando mais de 2.500 milhões de investimento.
Para além disso, destacou ainda o crescimento das exportações em valor, que passou de cerca de 38 mil milhões de euros em 2007 para 63 mil milhões de euros em 2021 e relembrou os resultados obtidos na angariação e contratualização de investimento produtivo nos últimos anos, com destaque para o valor de 2,7 mil milhões de euros registado em 2021, o mais alto de sempre.
“A AICEP mexe o ponteiro do PIB”, frisou Luís Castro Henriques, segundo uma publicação no LinkedIn, referindo ainda que é preciso continuar a aposta na diversificação dos mercados de exportação e na integração das exportações em cadeias de valor mais competitivas.
A conferência teve lugar em Viseu e reuniu cerca de 240 participantes, entre empresários, institucionais e membros do governo, assim como a presença do primeiro-ministro António Costa, que referiu que apesar das dificuldades dos últimos 15 anos, a evolução da economia e do país foi positiva, “muito fruto do trabalho da AICEP”.
Para além disso, o dirigente explicou ainda à data e com os dados disponíveis, tudo aponta para que em 2022 se venha a registar novo recorde na angariação de investimento. Sobre as exportações referiu o crescente aumento do peso das mesmas no PIB e colocou a meta nos 53 por cento em 2030.