![](https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/07/calor-sol-nuvens-900x450.jpeg)
Prepare as t-shirts: Fevereiro pode chegar com temperaturas “até 15 graus acima do normal”
Os últimos dias de janeiro trouxeram uma mudança radical nas temperaturas devido a um poderoso anticiclone e uma crista “recorde”, que trouxe um “início de primavera” e temperaturas mais altas… bem mais altas. Segundo a AEMET – Agencia Estatal de Meteorología, de Espanha -, a estabilidade vai agora marcar as etapas finais de janeiro para a Península Ibérica, com uma surpreendente anomalia, com temperaturas que vão ficar “entre 10 e 15 ºC acima do normal para a data”.
🌡️❓ El jueves se esperan 28 ºC en España y algunos lo llaman “#BuenTiempo“. No tenemos ganas de sembrar discordia (pero debate sí)…
✍️ Define “buen tiempo”.
💬 Os leemos en comentarios. pic.twitter.com/OvQudjLj5l
— Meteored | tiempo.com (@MeteoredES) January 23, 2024
De acordo com o jornal espanhol ‘ABC’, que cita meteorologistas de portais como o ‘eltiempo.es’, parece que este calor recorde continuará pelo menos por vários dias. Os modelos sugerem mesmo que as temperaturas se manterão bastante acima do habitual, registando valores recorde para a época, “até meados de fevereiro”.
Próxima semana: bloqueo anticiclónico que impedirá la entrada de borrascas atlánticas.
📌 Temperaturas notablemente por encima de lo normal, más propias del mes de marzo.
📌 Nieblas matinales en el interior peninsular.
📌 Sin lluvias, salvo el lunes en el extremo norte peninsular pic.twitter.com/htzH7Qe6WM— AEMET (@AEMET_Esp) January 21, 2024
No entanto, um especialista do AEMET, Juan Jesús González Alemán, explicou que este fenómeno é preocupante – não só em Espanha mas também em Portugal, devido à situação de seca. “Dado o contexto de aquecimento global em que nos encontramos (aproximando-nos de máximos em 100 mil anos ) é improvável que este tipo de cristas tenha acontecido nesses milhares de anos.”
Cuando nos encontramos con una dorsal de este tipo y decimos que es de récord en 80 años (como mínimo), no quiere decir que sucedió hace 80 años. Quiere decir que, como mínimo, sabemos que no ha sucedido desde que hay registros robustamente fiables.
Pero dado el contexto de… https://t.co/HVzqGcwQ0b
— Dr. J. J. González Alemán (@glezjuanje) January 22, 2024
Para González Alemán, “o principal problema é realmente o aumento da frequência deste tipo de cristas anticiclónicas extremas no inverno, como tem vindo a acontecer”, indicou, ressalvando que as suas aparições, cada vez mais comuns, estão “aos poucos a tomar conta do clima invernal”, o que vai causar “um impacto desastroso”.