Prémios Europeus Green Capital e Green Leaf 2026: terminam hoje as inscrições para as cidades europeias mais amigas do ambiente

Termina hoje o prazo para a apresentação de candidaturas para os Prémios Capital Verde Europeia e Green Leaf 2026, uma iniciativa da Comissão Europeia, num esforço para impulsionar a sustentabilidade e reconhecer as realizações das cidades empenhadas na proteção do ambiente: o objetivo é destacar e recompensar os esforços das cidades na redução do seu impacte ambiental local e global, melhorando a qualidade de vida dos seus residentes.

Os prémios estão alinhados com a iniciativa da Comissão Europeia de promover a ecologização urbana, apoiando a transformação social, ambiental e económica, em conformidade com os princípios do Pacto Ecológico Europeu.

O Prémio Capital Verde Europeia, disponível para cidades com uma população superior a 100.000 habitantes, dá aos vencedores a oportunidade de ganhar um prémio de 600 mil euros.

O Prémio Europeu Folha Verde, destinado a cidades mais pequenas com uma população superior a 20.000 habitantes, oferece a oportunidade de receber 200 mil euros.

Estes incentivos financeiros destinam-se a apoiar a implementação de projetos inovadores e medidas que reforcem o compromisso ambiental das cidades. Para além da recompensa financeira, os vencedores juntar-se-ão à crescente rede de cidades europeias líderes que partilham uma visão e experiência comuns e inspiram outros a seguir os seus passos.

Cada vencedor recebe um prémio pecuniário destinado a apoiar a implementação desses projetos.

De acordo com o comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas da União Europeia, Virginijus Sinkevicius, “o nosso trabalho no âmbito do Pacto Ecológico Europeu torna-se uma realidade através de cidades mais verdes que adotam as iniciativas certas. E há uma chance de brilhar e ser recompensado por esse esforço. São os nossos Prémios Capital Verde Europeia e Folha Verde. Apelo às nossas cidades europeias para que aceitem o desafio e se candidatem aos títulos de 2026. Esta é uma oportunidade não só para ganhar o prestigiado título, mas também para partilhar grandes histórias e ações com outras cidades, inspirando-nos mutuamente no processo”.

Ler Mais