Prémio Nobel da Economia já está entregue: três investigadores americanos distinguidos após trabalho sobre “prosperidade entre nações”

Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson receberam, esta segunda-feira, o Prémio Nobel da Economia “pelos estudos sobre a forma como as instituições são formadas e afetam a prosperidade”. Acemoglu e Johnson são investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Robinson, da Universidade de Chicago, e vão receber um prémio em dinheiro de 11 milhões de coroas suecas (um milhão de dólares), assim como uma medalha de ouro de 18 quilates e um diploma nas cerimónias de entrega dos prémios, em dezembro, em Oslo e Estocolmo.

“A Real Academia Sueca de Ciências decidiu conceder o Prémio Sveriges Riksbank de 2024 em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel a Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson ‘por estudos sobre como as instituições são formadas e afetam a prosperidade'”, refere o Instituto Nobel, na rede social ‘X’.

“Sociedades com instituições fracas e sem estados de Direito, que exploram a população, não geram crescimento nem progresso – e a pesquisa dos laureados ajuda-nos a perceber porquê”, afirmou a Real Academia Sueca das Ciências.

Veja os vencedores dos últimos anos do Nobel de Economia:

2023: Claudia Goldin, pelos seus estudos sobre mulheres no mercado de trabalho;
2022: Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig (Estados Unidos), pelos seus estudos sobre bancos e a sua relação com as crises financeiras;
2021: David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens, pelos seus estudos para entender os efeitos de salário mínimo, imigração e educação no mercado de trabalho;
2020: Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson (Estados Unidos), pelos seus trabalhos na melhoria da teoria e invenções de novos formatos de leilões;
2019: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer (Estados Unidos), pelos seus trabalhos no combate à pobreza.

O Nobel de Economia, oficialmente chamado de “Prémio do Banco da Suécia em Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel”, foi criado em 1968 e concedido pela primeira vez em 1969.

A homenagem não fazia parte do grupo original de cinco prémios estabelecidos pelo testamento do industrial sueco Alfred Nobel, criador da dinamite. Os outros prémios Nobel (Medicina, Física, Química, Literatura e Paz) foram entregues pela primeira vez em 1901.

Ler Mais



Comentários
Loading...