Prefere comprar ações de cotadas e usa apps de investimento: Conheça o perfil do investidor dos dias de hoje

A bolsa de valores ganhou popularidade devido à globalização e ao desenvolvimento das ferramentas digitais. Para além disso, a pandemia também veio tornar mais popular as plataformas online de compra de ações, uma vez que os investidores podem agora aceder rapidamente a estas mas também a vários mercados. Mas como é que é o perfil de um investidor atualmente?

“Tem cerca de 36 anos, prefere comprar ações de empresas cotadas na bolsa no seu mercado de origem e normalmente fá-lo utilizando uma aplicação móvel – de acordo com os dados recolhidos pela XTB (…) é assim que se parece um investidor médio de ações”, explica a corretora, de acordo com estatísticas sobre as transações de ações efetuadas por investidores.

O estudo concluiu ainda que as ações escolhidas mais frequentemente pelos investidores são aquelas que fazem parte da sua bolsa de valores nacional ou que ocupam as primeiras posições na lista das ações das empresas mais populares na maioria dos países. “No caso do mercado português, as empresas mais populares entre os clientes da XTB na primeira metade de 2022 foram o BCP, o Facebook e a EDP.”

O número de transações média realizadas durante o ano são 17.

A análise conclui ainda que, apesar de os homens serem mais propensos a investir, pois constituem 87% das pessoas que têm ações na sua carteira, há cada vez mais mulheres a entrar nesse mundo também, representando 13% dos investidores em ações.

“A maior percentagem de mulheres entre os investidores em ações encontra-se na Roménia, onde as mulheres constituem até 17% daqueles que possuem ações na sua carteira. Já em Portugal, as mulheres são responsáveis por 10% dos investidores em ações. Uma percentagem semelhante pode ser observada na Polónia e Itália. O número mais baixo de mulheres entre os acionistas encontra-se na República Checa (3%) e na Eslováquia (2%)”, explica a XTB.

Ler Mais





Comentários
Loading...