Preços do petróleo recuam em reação à retirada das tropas russas
Os preços do petróleo recuam depois das notícias que anunciavam que o governo russo iria retirar os seus militares da fronteira ucraniana.
Na segunda-feira, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, tinha excluído a possibilidade de uma invasão e dito que os canais diplomáticos ainda estavam abertos, em resposta aos alertas dos EUA.
O Brent perdeu 2,7% para 93,90 dólares por barril e os futuros do gás no mercado holandês, a referência europeia, afundaram cerca de 6%, segundo o jornal espanhol ‘CincoDias’.
No entanto, o impacto deste anúncio no futuro do gás a médio prazo, não parece ter sido tão acentuado, uma vez que, segundo dados do Intercontinental Exchange, os valores dos preços no mercado holandês não vão normalizar até ao verão de 2023.
Quem declarou esta retirada foi um porta-voz do governo russo, Igor Konashenkov, acrescentando ainda que as unidades russas nos distritos militares do Sul e do Oeste começaram já esta terça-feira a voltar às suas bases militares, “tendo concluído as suas tarefas”.
Ainda esta terça-feira, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o Chanceler alemão, Olaf Scholz, vão reunir-se para uma continuação das negociações relativas à crise na Ucrânia.