Preços das telecomunicações registam maior subida mensal dos últimos 27 anos: Portugal é um dos países da Europa com maiores aumentos

Os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram em fevereiro 4,8%, naquela que é a maior subida mensal dos últimos 27 anos, de acordo com dados do regulador do setor (Anacom), com base no Índice de Preços do Consumidor (IPC) – quando comparado com fecereiro de 2022, houve um agravamento de 3,9%, a maior variação desde dezembro de 2016.

“Considerando apenas os aumentos ocorridos em 2023 (janeiro e fevereiro), Portugal registou o maior aumento de preços das telecomunicações da União Europeia (+ 5,1%)”, sublinhou a Anacom. “Tendo em conta a média nos últimos 12 meses, período em que aumentaram 1,7%, teve a 10ª variação de preços mais elevada entre os países da UE”.

O país onde ocorreu o maior aumento de preços foi a Polónia (+4,9%), enquanto a maior diminuição ocorreu nos Países Baixos (-3,9%).

De acordo com dados do Eurostat, a Anacom reforçou ainda que entre o final de 2009 e fevereiro de 2023, os preços em Portugal aumentaram 13,2%, ao passo que na UE diminuíram 8,8%.

“Esta evolução confirma o défice concorrencial existente no mercado, potenciado pelo regime de fidelizações em Portugal que não tem conduzido a preços baixos. Pelo contrário, Portugal é um dos países da União Europeia (UE) em que os preços das comunicações eletrónicas mais têm aumentado”, alertou.

Em comunicado, a Anacom frisou que Portugal não é apenas um dos países da UE em que os preços mais têm aumentado. “É também um dos países nos quais se paga mais pelos serviços”, apontou – no início de 2023, “o preço mediano por Gigabyte das ofertas de Internet no telemóvel em Portugal era o 2º mais elevado a nível da UE e o 4º mais elevado entre os 50 países analisados”.

Ler Mais