Preços das renováveis disparam no meio de uma “tempestade perfeita” e invertem tendência de uma década

Os preços da energia eólica e solar nos principais mercados mundiais dispararam 30% no espaço de um ano. Aumento da procura, a crise das cadeias de abastecimento e a falta de competentes e a situação geopolítica mundial fizeram aumentar o custo das renováveis.

De acordo com o índice trimestral da LevelTen Energy, relativo ao primeiro trimestre de 2022, os preços dos contratos de energias renováveis ​​subiram 27,5% na Europa e 28,5% na América do Norte no ano passado.

A “tempestade perfeita” que juntou as interrupções económicas, logísticas e do mercado de trabalho durante a pandemia de Covid-19 e que agora pioraram com a invasão da Rússia à Ucrânia, vieram inverter uma tendência de uma década de descida de preços das renováveis.

Agora surge um novo risco, o de que com o aumento dos preços das renováveis a procura comece a diminuir, no entanto, na Europa, a decisão dos governos em reduzir a dependência de gás natural da Rússia tem feito aumentar a procura pelas renováveis.

O aumento constante dos preços dos combustíveis fósseis tem também aumentado a procura por uma solução energética alternatica.