Preços das matérias-primas estão “a um passo” do melhor ano desde 1973

O Bank of America alertou no seu último relatório macroeconómico, para o facto do índice de matérias-primas estar a caminho de registar o seu melhor ano desde 1973, o ano em que ocorreu a primeira crise do petróleo  após a decisão da OPEP de não exportar mais petróleo bruto para países que apoiavam Israel na guerra do Yom Kippur.

Naquela ocasião, a escalada do preço do petróleo – tendo o barril passado de 3,39 dólares para 11 dólares o barril – levou a uma forte queda em Wall Street que abalou as bases da economia mundial.

Uma situação muito diferente deste momento. O preço sobre o WTI, referência nos Estados Unidos, acumula uma reavaliação de 64% no ano e está em mais de 79 dólares, um nível muito distante do terreno negativo ao qual chegou a citar em abril de 2020 com o surto da pandemia.

O Brent, por outro lado, cruza os 82 dólares e acumula um aumento de 56%. Uma subida que vai continuar de acordo com as estimativas do UBS. O banco suíço estima que o barril de referência na Europa chegará a 90 dólares nos próximos meses.

 






Comentários
Loading...