Preços aumentaram mais para grupo de consumo reduzido, revela analista do Banco de Portugal

As estimativas da inflação calculadas para os diferentes grupos de consumo são bastante próximas nos anos de 2018 e 2019.

Contudo, ao longo de 2020, registaram-se maiores aumentos de preços no grupo de consumo reduzido comparativamente ao grupo de consumo elevado, revela um estudo realizado pela analista Cátia Silva do Banco de Portugal.

No conjunto do ano, a inflação estimada para o grupo de consumo reduzido foi 0,3%, o que compara com uma estimativa de 0,0% para o grupo de consumo elevado.

Créditos: Banco de Portugal
Créditos: Banco de Portugal

O maior peso dos produtos alimentares no grupo de consumo reduzido, conjugado com a forte aceleração dos preços destes bens, explica em larga medida a maior estimativa de inflação obtida.

No grupo de consumo elevado, a menor inflação reflete a maior importância da despesa em combustíveis, com uma forte queda dos preços em 2020.

Os índices de preços no consumidor são uma medida abrangente da variação dos preços dos bens e serviços habitualmente consumidos pelas famílias.

A pandemia e as limitações associadas ao consumo de diversos bens e serviços implicaram ajustamentos nos cabazes de consumo da população e variações acentuadas dos preços de algumas componentes.

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...