Preço do gás dispara quase 20% em 11 horas para os 94 euros
O preço dos futuros sobre o gás holandês ( Title Transfer Facility), com entrega prevista para 21 de dezembro, dispararam 18,38% às 18h02 de Lisboa desta terça-feira, para os 94,6 euros, contra os 83, 39 euros contabilizados às 7h da manhã deste mesmo dia, no Intercontinental Exchange (ICE).
Esta subida acentuada levanta o ‘alarme’, já que começa a tornar-se mais nítida a possibilidade do preço atingir os 116,2 euros registados no dia 11 de novembro.
No mercado britânico, às 14h de Lisboa desta terça-feira os futuros do gás começaram quebrar o padrão de estabilidade diário, tendo começado a subir dos 224,4 ‘pence per therm’, para os 240 ‘pence per therm’ às 17h06.
Esta reação do mercado surge depois de Berlim ter suspendido temporariamente a certificação do gasoduto Nord Stream 2.
De acordo com o diário ‘Financial Times’, o supervisor viu-se obrigado a embargar o lançamento do projeto, já que a companhia russa Gazprom ainda não estableceu “adequadamente uma empresa subsidiária em território germânico, como dita a lei alemã.
Os donos do Nord Stream2, cuja sede está estabelecida na Suíça criou uma subsidiária alemã para possuir e operar a seção alemã do oleoduto. Para o regulador é necessário que a entidade “seja independente” e obedeça aos requisitos “da lei alemã da energia”.
A decisão pode ser revista em março.