Preço das casas bate novo máximo histórico: 1.283 euros por m2

O preço a que os bancos avaliam os imóveis na altura de concederem crédito à habitação continua a acelerar. O último Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que, em julho de 2019, o valor da avaliação bancária fixou-se, em média, nos 1.283 euros/m2 a nível nacional. São mais 11 euros que o valor fixado no mês anterior, a maior subida desde fevereiro deste ano.

“Em julho, o valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, fixou-se em 1.283 euros por metro quadrado, mais 11 euros que no mês anterior”, refere o relatório do INE. É um aumento de 0,9% face a junho e de 8,1% se comparado com julho do ano anterior.

Este indicador está a subir sem interrupções desde março de 2017 e tem vindo a fixar novos máximos consecutivos. Desde o início do ano, o valor médio dos preços já subiram 57 euros por m2 a nível nacional. Face ao período homólogo, a subida foi de 96 euros.

Preço do m2 no Algarve dispara 154 euros num ano

De forma desagregada, as Regiões do Algarve, Área Metropolitana de Lisboa e Norte foram as zonas do país a apresentar a maior progressão da avaliação bancária dos imóveis no último ano. No primeiro caso, a subida cifrou-se em 8,5% (+154 euros), com o indicador a fixar-se nos 1.678 euros/m2 no mês passado. Na região Norte o avanço foi de 7,9% (+90 euros), para 1161 euros/m2, enquanto na Àrea Metropolitana de Lisboa foi registada uma subida de 7,4% (+115 euros), para os 1571 euros/m2.

De acorrdo com os mesmos dados “em julho, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, a Região Autónoma da Madeira, a Área Metropolitana do Porto e o Alentejo Litoral, apresentaram valores de avaliação superiores à média nacional (41%, 32%, 15%, 9% e 4% acima do registado para o país, respetivamente). A região do Beiras e Serra da Estrela foi a que apresentou o valor mais baixo em relação à média nacional (-27%)”, acrescentou o INE.

A avaliação bancária na habitação é um indicador muito relevante para quem pretende recorrer à banca para financiar a aquisição de casa própria. É com base no rácio entre o valor do empréstimo e o valor do imóvel, que os bancos decidem o montante do financiamento a conceder.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...