Preço da Bitcoin sobe quase 5% na sessão de hoje, para perto de 43 mil dólares
O preço da Bitcoin subiu acentuadamente esta terça-feira, colocando o preço da BTC em máximos do início deste mês. Alguns investidores esperam que que a criptomoeda se lance num próximo impulso de alta, assim que os compradores conseguirem quebrar acima do intervalo entre os 38 mil e 43 mil dólares.
O impulso de alta registado hoje conseguiu liquidar algumas posições curtas, de acordo com a Coinglass.
Por outro lado, os analistas da Glassnode acreditam que “a utilização da rede Bitcoin e a atividade on-chain continua a dar sinais de pressões para baixo , embora esteja a recuperar”. É evidenciado por várias métricas on-chain, como o número de novas wallets que têm vindo a aumentar gradualmente desde meados de 2021. No entanto, o ritmo de crescimento é lento e constante, semelhante a fases anteriores de baixa, como o período de janeiro de 2018. Em fases de alta no mercado, o crescimento de novas wallets tende a registar grandes aumentos.
Também a atividade dos investidores institucionais apoia uma perspetiva de baixa. Os fundos de investimento em criptomoedas registaram saídas de capital num total de 47 milhões de dólares. Esta é uma segunda semana de saídas, predominantemente provenientes dos EUA e do Canadá, causadas pelas preocupações regulamentares e pela guerra em curso na Ucrânia, de acordo com a CoinShares.
Além disso, os recentes comentários de vários membros dos Bancos Centrais pesaram sobre os sentimentos de mercado. A presidente do BCE, Lagarde, salientou que as criptomoedas estão a ser utilizadas para contornar as sanções russas. Entretanto, Williams, da Fed, vê potencial nas stablecoins. No entanto, este tipo de ativos deve ser claramente regulado.
Por analistas XTB