Precisão e definição. Reconfiguração do Google Maps promete viagens ‘vibrantes’ a florestas, planícies ou à neve

O Google Maps está a receber uma reconfiguração visual a nível mundial, o que vai permitir aos utilizadores distinguir num outro nível de definição, por exemplo, uma floresta de uma planície ou de um campo de neve. A versão actualizada promete uma representação mais “vibrante” das características naturais e do ambiente.

Juntamente com estas mudanças, um novo conjunto de mapas vai ser lançado em algumas cidades, a começar por Londres, Nova Iorque e São Francisco. O objectivo é representar com maior precisão o ambiente construído para ajudar os peões e ciclistas a navegar melhor.

O “Google Maps tem imagens de satélite de alta definição para mais de 98% da população mundial”, revelou Sujoy Banerjee, um gestor de produto para a aplicação, em declarações ao ‘The Guardian’. “Com uma nova técnica algorítmica de mapeamento de cores, somos capazes de pegar nesta imagem e traduzi-la num mapa ainda mais abrangente e vibrante de uma área à escala global”, acrescentou.

A exploração de um local vai passar a fornecer uma visão detalhada das suas características naturais, para que os utilizadores possam facilmente identificar praias áridas, desertos, lagos, rios, oceanos e desfiladeiros, entre outros.

O novo detalhe vem da análise algorítmica de imagens de satélite, que tenta discernir automaticamente a natureza do ambiente. Depois acrescenta uma nova cor ao mapa, numa tentativa de reflectir as variedades da paisagem, avança o ‘The Guardian’.

As actualizações em causa vão incluir representações visuais de várias características, tais como pavimentos, larguras de estradas e de passagens pedonais e ilhas, o que de acordo com Banerjee é “informação crucial” no que toca à acessibilidade, se estiverem em causa “cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé”. “Estes detalhes são particularmente úteis, uma vez que mais pessoas optam por caminhar ou utilizar outras formas de transporte devido à pandemia”, salientou.

Segundo a Google, estas alterações deverão ser implementadas “a partir desta semana”.

Ler Mais





Comentários
Loading...