Pré-temporada da Fórmula 1 arranca hoje no Bahrain: saiba as principais novidades do ‘circo’ da F1
A 74ª temporada de Fórmula 1 arranca esta quinta-feira em Sakhir, no Bahrain, repetindo-se o que sucedeu em 2021 e 2022, com o teste de três dias do Bahrain International Circuit in Sakhir.
A FIA já publicou o calendário do Mundial de Fórmula 1, no qual Max Verstappen e a Red Bull Racing vão tentar revalidar os títulos conquistados em 2022. No calendário proposto, o Bahrain volta a abrir a competição, a 5 de março, o primeiro de 23 Grandes Prémios depois do cancelamento da corrida na China, que ficou sem substituto. Imola passa de quarto para sexto GP do ano, Azerbaijão passa a ser o quarto GP ao invés do oitavo que foi em 2022, está de regresso o Qatar e Las Vegas é a grande novidade do ano, com o ‘circo’ agora a conter três corridas nos Estados Unidos. Portugal não consta do calendário.
Consulte o calendário:
5-3 – Grande Prémio do Bahrain
19-3 – Grande Prémio da Arábia Saudita
2-4 – Grande Prémio da Austrália
30-4 – Grande Prémio do Azerbaijão
7-5 – Grande Prémio dos EUA de Miami
21-5 – Grande Prémio de Emilia Romagna
28-5 – Grande Prémio do Mónaco
4-6 – Grande Prémio de Espanha
18-6 – Grande Prémio do Canadá
2-7 – Grande Prémio da Áustria
9-7 – Grande Prémio do Reino Unido
23-7 – Grande Prémio da Hungria
30-7 – Grande Prémio da Bélgica
27-8 – Grande Prémio dos Países Baixos
3-9 – Grande Prémio de Itália
17-9 – Grande Prémio SGP de Singapura
24-9 – Grande Prémio do Japão
8-10 – Grande Prémio do Qatar
22-10 – Grande Prémio dos EUA dos EUA
29-10 – Grande Prémio do México
5/11 – Grande Prémio do Brasil
18-11 – Grande Prémio dos EUA/Las Vegas
26/11 – Grande Prémio de Abu Dhabi.
‘Dança’ dos pilotos
A grelha de 2023 vai conter várias alterações quando comparada com a da última época. Assim, a Red Bull Racing vai manter Max Verstappen e Sergio Pérez nos quadros. Daniel Ricciardo tornou-se o piloto reserva, depois de ter abandonado a McLaren ao final de duas temporadas. A Mercedes, principal rival da Red Bull, também não mexeu na sua dupla, avançando com George Russell e Lewis Hamilton. A seguir chega a Ferrari, com Charles LeClerc e Carlos Sainz.
De seguida, chegam as equipas que vão apresentar novas duplas para 2023. A Alpine ‘reforçou-se’ com Pierre Gasly, que vai juntar-se a Esteban Ocon, numa dupla 100% francesa. A McLaren foi buscar o estreante Oscar Piastri para se juntar a Lando Norris, na dupla mais jovem da grelha. A Alfa Romeo vai correr com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, que provou qualidades em 2022.
A Alpha Tauri fez entrar o experiente holandês Nyck de Vries para fazer ‘sombra’ ao japonês Yuki Tsunoda. A Haas vai apresentar a dupla mais experiente do ‘paddock’, com Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg. Já a Aston Martin manteve Lance Stroll, que terá a ser lado Fernando Alonso. Por último, a Williams, que manteve Alex Albon, que terá o americano Logan Sargeant, o último nome a ser confirmado para 2023.
Aumentam corridas sprint
Vai haver 6 corridas sprint esta temporada, o dobro do registado em 2022, e será testado um novo formato de qualificação – haverá duas qualificações, para a corrida sprint e para o Grande Prémio. Os pilotos vão ser obrigados a usar um tipo de pneus em cada parte da qualificação, entre pneus duros, médios e macios.