Prazer de condução alia-se ao conforto: ás dos ralis, Oliver Solberg, testa o Škoda Octavia RS

O desporto motorizado faz parte do ADN da Škoda há mais de 120 anos. Esta herança é tradicionalmente refletida na gama Škoda RS. E o novo Škoda Octavia RS não é exceção, como confirma Oliver Solberg. O jovem piloto de ralis da Suécia levou o modelo mais desportivo do Octavia para um extenso test drive.

Pode consultar o vídeo aqui.

Oliver Solberg compete habitualmente no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA ao volante de um Škoda Fabia RS Rally2. Recentemente, o jovem sueco de 22 anos aproveitou a oportunidade para testar a nova geração do Škoda Octavia RS e ficou impressionado com a forma como os engenheiros da Škoda combinaram o comportamento, a praticidade e o conforto com desportividade, potência e prazer de condução.

Um fator-chave é o novo motor que debita 195 kW (265 cv), um aumento de 15 kW (20 cv) em comparação com o modelo anterior. “A potência imediatamente disponível é ótima. Não é preciso pensar na mudança; basta tocar no acelerador a qualquer velocidade e o Octavia dispara para a frente”, afirma Solberg. O motor turbo de quatro cilindros do novo Škoda Octavia RS é da mesma família (EA 888) que o motor do Škoda Fabia RS Rally2 que Solberg utiliza em competição. “O motor do Škoda Octavia RS tem uma resposta rápida e reage imediatamente aos comandos do acelerador”, resume.

Novidade no mais recente Škoda Octavia RS, um diferencial controlado eletronicamente encarrega-se da distribuição perfeita do binário entre as rodas dianteiras motrizes. “Este diferencial ajuda muito na transferência de potência para as rodas. Mesmo quando se sai de curvas mais acentuadas com as mudanças mais baixas engrenadas, a roda interior não patina e, assim, não se perde a tração”, descreve Solberg. “A dianteira também entra em curva de forma muito natural sob aceleração. O automóvel é estável e facilmente previsível.”

O novo Škoda Octavia RS também deu um passo em direção a uma experiência de condução mais desportiva. O chassis está 15 milímetros mais próximo da estrada, o que reduz significativamente o centro de gravidade do automóvel. “Isto é crucial para um melhor comportamento e capacidade de resposta à direção, porque quando se conduz de forma mais dinâmica, é necessário um automóvel que responda adequadamente e vá exatamente para onde se quer ir, sem oscilações desnecessárias”, enfatiza Solberg. “O novo Škoda Octavia RS está um pouco mais apimentado com o ADN do desporto motorizado.”

De acordo com Solberg, o novo Škoda Octavia RS manteve o que tem adornado o modelo desde a sua primeira geração: O conforto de condução em viagens longas. “A principal força do Octavia RS é a combinação de uma velocidade razoável com o conforto em estrada. O automóvel é firme e preciso, mas as regulações dos amortecedores não são demasiado duras”, sublinha Solberg.

A frente redesenhada e mais nítida do Škoda Octavia RS, com um aspeto mais desportivo e novos gráficos dos faróis LED Matrix de série, também agradam ao jovem piloto de rali da Suécia. Após o teste, Oliver Solberg teria adorado ficar com as chaves do Škoda Octavia RS. Sorrindo, ele expressou um desejo: “Posso tê-lo como veículo da empresa, por favor?”

Ler Mais